GESTÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL
Esse ramo da medicina é OBRIGATÓRIO PARA TODAS AS empresas, independe do GRAU DE RISCO E tamanho — e pode ter sua própria equipe PARA COORDENAR ou POSSUIR UM SERVIÇO terceirizado. Sua atuação é na prevenção de doenças e de problemas físicos e mentais causados pelo trabalho.
A GESTÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL ANDA DE MÃOS DADAS COM A MEDICINA DO TRABALHO PARA IDENTIFICAR DE QUAIS FORMAS O AMBIENTE OCUPACIONAL PODE INTERFERIR NA SAÚDE DOS TRABALHADORES.
Para favorecer melhores condições de trabalho, foram desenvolvidas maneiras de assegurar a sanidade mental e a qualidade de vida dos funcionários na empresa. São exemplos os exames periódicos, que analisam os impactos da função exercida e do local de trabalho na saúde do colaborador e na infraestrutura ideal para evitar acidentes.
A saúde ocupacional foca no bem-estar a na qualidade de vida do colaborador. Ela funciona prevenindo ou tratando as questões físicas, como doenças e acidentes, mas também visa à saúde emocional ao promover um clima organizacional saudável. Tal ação é fundamental porque os trabalhadores são frações essenciais nas comunidades, e a proteção à saúde é crucial para o bom desenvolvimento social e econômico da sociedade.
Para se enquadrar nos padrões internacionais de segurança do trabalho, é preciso obter a certificação ISO 45001, norma criada pela International Organization for Standardization (ISO). A certificação é alcançada após uma auditoria no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
A grande importância da gestão de saúde ocupacional em uma empresa é proteger a saúde dos funcionários, garantindo seu bem-estar físico, mental e social, bem como controlar os acidentes de trabalho e as enfermidades ocupacionais. Com isso, é perfeitamente possível diminuir os riscos aos quais os colaboradores possam estar expostos.
Enfim, a empresa que se preocupa com a saúde de seus funcionários é totalmente capaz de criar um grande vínculo de parceria e confiança, alcançando as seguintes vantagens:
• Redução de acidentes de trabalho;
• Satisfação dos colaboradores;
• Diminuição do absenteísmo;
• Aumento da produtividade;
• Redução da rotatividade;
• Diminuição dos custos etc.
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