Ultrassons indicados na gravidez: saiba qual fazer em cada trimestre.

Você sabe o que é o Ultrassom? Sabe para que serve o Ultrassom na gravidez. Conhece a importância da ultrassonografia na gravidez? Sabe Quantas ultrassons são necessários na gravidez? Quando fazer o primeiro ultrassom na gravidez? Conhece os tipos de ultrassom gestacional? Sabe quais ultrassom gestacional você deve fazer em casa trimestre? Onde fazer ultrassom gestacional em Belém e Ananindeua?

O Ultrassom é um exame de imagem muito comum hoje em dia, ele é realizado em clinicas e hospitais, onde o paciente fica deitado de barriga para cima, e o doutor então passa um gel que facilita a visualização interna da barriga pelo transdutor, aparelho utilizado para a realização do Ultrassom. 
O exame de ultrassom é indicado para várias situações, como ver alguma lesão interna ou até mesmo analisar o bebê dentro da barriga da mãe, e é sobre este tópico que falaremos hoje: a importância e quais os tipos de Ultrassons que devem ser realizados na gestação. Confira os tópicos a seguir: 

1. Qual é a importância da ultrassonografia na gravidez?
2. Quantas ultrassons são necessários na gravidez?
3. Quando fazer o primeiro ultrassom na gravidez?
4. Quais são os tipos de ultrassom gestacional?
5. Qual ultrassom gestacional você deve fazer em cada trimestre?
6. Onde fazer ultrassom gestacional em Belém e Ananindeua?

Pronto? Então vamos lá!

1. Qual é a importância da ultrassonografia na gravidez?

O exame de Ultrassom é considerado fundamental durante o período da gravidez, ele trás inúmeras informações físicas do bebê como por exemplo: 

- Quantidade de fetos (se são gêmeos, trigêmeos e etc...);
- Idade gestacional do bebê;
- Determinar doenças genéticas presentes;
- Risco de parto prematuro;
- Sexo do bebê;
- Tamanho;
- Movimentação do bebê;
- Batimentos cardíacos.

Além de, é claro, acompanhar toda a evolução do feto quando feito mensalmente. Por estes motivos o Ultrassom é um dos exames de imagem mais realizado do mundo. 

2. Quantas ultrassons são necessários na gravidez?

Não há um número máximo de Ultrassons para se realizar na gravidez, pois o exame não afeta em nada o bebê. É consenso médico que se deve realizar no mínimo, 4 ultrassons durante a gravidez. 

É claro que se realizar mais é melhor, pois obtém mais informações sobre o feto que está sendo gerado.

3. Quando fazer o primeiro ultrassom na gravidez?

O primeiro ultrassom é realizado (em gestações de baixo risco e saudáveis) a partir da 5ª semana até a 10ª semana, sendo em casos de descobertas tardias até no máximo a 24ª semana. 

Este ultrassom é o transvaginal, normalmente é o primeiro a ser realizado (recomenda-se entre a 7ª e a 9ª semana).

O exame transvaginal é realizado de uma forma diferente, ao invés de ser feito pela barriga, o aparelho é colocado pela vagina da paciente. 
Vale lembrar que nesta primeira consulta não é possível ver o sexo do bebê, algo que só será possível lá pela 20ª semana. 

4. Quais são os tipos de ultrassom gestacional?

A alguns tipos de ultrassons que devem ser realizados, cada um com sua especificação e data recomendada. São eles:

- Ultrassom Transvaginal: este Ultrassom deve ser o primeiro a ser realizado. Ele funciona com o aparelho colocado na vagina da paciente, servindo para ver com precisão o tempo gestacional e consecutivamente, a data do parto (assim evitando gestações prolongadas). Ele também informa se a gravidez é gemelar ou única.

- Ultrassom para transluscência nucal: o Ultrassom para transluscência nucal pode ser realizado tanto pela vagina internamente, quanto deslizando pela barriga. Ele mede a quantidade de líquido presente na nuca do bebê. Ele deve ser realizado obrigatoriamente na 11ª até a 14ª semana, pois após isso a quantidade de líquido na nuca se altera e já não se pode mais realiza-lo. O Ultrassom para transluscência nucal serve para ver se o feto conta com anomalias nos cromossomos, como a síndrome de Down, por exemplo. 

- Ultrassom morfológico: o Ultrassom morfológico serve para visualizar mal formações nas mãos, pés e face e internas, além de é claro, revelar o sexo do bebê. O Ultrassom morfológico é feito pela barriga, com o transdutor sendo deslizado com o gel. O Ultrassom morfológico deve ser realizado entre a 20ª e a 24ª semana, lá pelo mês 5 e 6 da gestação.

- Ultrassom 3D e 4D: estes ultrassons são vistos como ultrassons complementares, já que não possuem nenhuma função fundamental na gestação. Eles são feitos pela qualidade da imagem gerada, que é muito melhor que os ultrassons tradicionais. Eles quando solicitados, devem ser realizados após a 34ª semana. O Ultrassom 3D E 4D podem mostrar malformações no rosto.

5. Qual ultrassom gestacional você deve fazer em cada trimestre?

No primeiro trimestre: 
- Transvaginal;
- Transluscência nucal.

No segundo trimestre: 
- Ultrassom Morfológico.

No terceiro trimestre: 
- 3D e 4D;
- Obstétrico.

6. Onde fazer ultrassom gestacional em Belém e Ananindeua?

Busca Ultrassom gestacional em Belém e Ananindeua? A clínica Rede Mais Saúde é especialista em Ultrassom Gestacional. Contamos com uma equipe especialista em Ultrassom Gestacional prontos para te atender. 

Já sabe então, Ultrassom Gestacional em Belém e Ananindeua é na Rede Mais Saúde, clique aqui e agende!

Clique para Ligar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.