logo
Ultrassom da próstata: o que é e como ele pode te ajudar a prevenir o Câncer de Próstata?

Você sabia que novembro é conhecido como o mês oficial do combate ao câncer de próstata? Sabe o que é ultrassom da próstata e como ele pode te ajudar na prevenção do câncer de próstata? O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os homens sobre sua saúde e sobre os exames necessários para evitar o câncer de próstata: Dosagem de PSA, exame de toque retal, Biópsia da próstata e o Ultrassom da Próstata. 

Neste post, a Rede Mais Saúde vai te dar um panorama geral sobre o exame de Ultrassom da Próstata e responder às seguintes perguntas frequentes sobre o tema:

1. O que é Ultrassom da Próstata?

2. Quais os tipos de Ultrassom da Próstata?

3. Como é feito o Ultrassom da Próstata?

4. Para que serve o Ultrassom da Próstata?

5. Como o Ultrassom da Próstata te ajuda a prevenir o Câncer de Próstata?

6. Onde fazer um Ultrassom da Próstata?


1. O que é Ultrassom da Próstata?

O ultrassom da próstata é um exame médico que utiliza ondas de alta frequência para gerar uma imagem da próstata do paciente e possibilitar a análise por um médico urologista. Apesar de não ser a forma inicial de detectar o câncer de próstata (posto ocupado pelo toque retal), o ultrassom da próstata é o exame que possibilita a melhor visualização do órgão por completo.

Quando um paciente exibe sinais de câncer de próstata ou quando o câncer é detectado por outro tipo de exame, o ultrassom da próstata é o próximo passo para ter certeza e realizar o diagnóstico com precisão. Quando um homem envelhece, o aumento da próstata é comum, mas o ultrassom ajuda na percepção de se esse aumento é natural ou proveniente de um câncer.


2. Quais os tipos de Ultrassom da Próstata?

Quando estamos falando de Ultrassom de Próstata, não existe apenas 1 técnica disponível para a realização do exame. Veja a seguir as 3 principais modalidades de Ultrassom da Próstata:

Ultrassom da Próstata Via Abdominal

Sem causar nenhum desconforto, o Ultrassom da Próstata Via Abdominal é o menos invasivo dos três, com 0 riscos na sua realização. O paciente deve chegar ao consultório ou laboratório com a bexiga cheia e terá um gel aplicado em seu abdômen. A partir daí, o médico desliza uma sonda pela pele e gera a imagem superficial da próstata.

O Ultrassom da Próstata Via Abdominal detecta apenas alterações e irregularidades visíveis no tamanho e forma da próstata, ou seja, não é a modalidade mais detalhada das três.

Ultrassom transretal (TRUS) da próstata

Nessa modalidade de ultrassom, o transdutor (sonda que gera as ondas) é aplicado dentro do ânus do paciente, ou seja, o exame é mais invasivo do que o Via Abdominal. O TRUS conta com algumas restrições, como uma pausa no tratamento de pacientes que usam remédios de diluição do sangue, e a obrigatoriedade da ingestão de um enema algumas horas antes do exame.

Os objetivos do Ultrassom transretal (TRUS) são:

• Encontrar irregularidades

• Examinar tamanho e forma da próstata

• Investigar casos de infertilidade

Ultrassom com Biópsia da Próstata

Muitas vezes, o médico precisa recolher um pouco de material da próstata para realizar exames com as células. Para mais precisão, pode ser utilizado o  Ultrassom transretal (TRUS) como auxílio visual para recolhimento do material. Junto com o transdutor, é inserida no ânus do paciente uma pequena agulha para retirar o material.


3. Como é feito o Ultrassom da Próstata?

O ultrassom da próstata utiliza a mesma técnica de diversas outras modalidades de ultrassom: a emissão de ondas sonoras com o objetivo de gerar uma imagem detalhada de um órgão específico, neste caso, a próstata. Todos os tipos de ultrassom da próstata são realizados sem anestesia, pois não causam nenhuma dor, além de não emitir radiação.

Na modalidade Via Abdominal, o paciente deve chegar ao consultório ou laboratório com a bexiga cheia e terá um gel aplicado em seu abdômen. A partir daí, o médico desliza uma sonda pela pele e gera a imagem superficial da próstata.

Já na modalidade Ultrassom transretal (TRUS), o transdutor é inserido no ânus do paciente. Pode haver desconforto, mas a dor é mínima.


4. Para que serve o Ultrassom da Próstata?

O Ultrassom da Próstata serve como uma confirmação de uma suspeita de câncer detectada em exames como a dosagem de PSA e o toque retal. Quando um médico urologista deseja confirmar uma suspeita de câncer com mais precisão através da imagem, o ultrassom da próstata é recomendado.


5. Como o Ultrassom da Próstata te ajuda a prevenir o Câncer de Próstata?

O ultrassom da próstata pode te dar uma confirmação, uma imagem clara de um tumor na próstata. A partir desse ponto, pode ser iniciado o tratamento. Em casos de câncer, o diagnóstico e início precoce do tratamento é chave para aumentar as chances de sobrevivência.

O maior benefício do ultrassom da próstata, principalmente o TRUS, é que ele detecta o possível tumor que outros exames, como o toque retal, não têm a capacidade de detectar. Tudo isso com um nível de detalhe alto na imagem gerada pelas ondas sonoras.

No Brasil, são diagnosticados  68.220 casos de câncer de próstata por ano; e é registrada uma morte a cada 38 minutos pela doença. A realização de exames de todos os tipos é essencial para que esses números diminuam e o número de diagnósticos precoces cresça.


6. Onde fazer um Ultrassom da Próstata?

Na hora de buscar um local para realizar o seu exame de Ultrassom da Próstata, sempre fique atento aos seguintes detalhes:

• Time profissional
• Tecnologia adequada disponível para o seu exame
• Especialista em Ultrassom da Próstata para realização do diagnóstico por imagem

Na Rede Mais Saúde, você encontra atendimento ágil, equipamento de última geração e profissionais qualificados: tudo isso a um preço acessível em uma clínica popular em Belém e Ananindeua!

Obrigado por ter nos acompanhado em mais um blog post sobre prevenção do câncer de próstata. Ficou com alguma dúvida? Pode nos enviar uma mensagem pelo Whatsapp, email ou pelo formulário na nossa home! A Rede Mais Saúde é referência também em outras modalidades de exames e consultas em Belém e região, contando com atendimento ao cliente online por email e whatsapp para agendamentos.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.