Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
RETINOBLASTOMA: O QUE É RETINOBLASTOMA E QUAIS SÃO SUAS CAUSAS E TRATAMENTOS.

RETINOBLASTOMA: O QUE É RETINOBLASTOMA E QUAIS SÃO SUAS CAUSAS E TRATAMENTOS.

Você sabe o que é a retinoblastoma? Qual a porcentagem de crianças que ela atinge? Em qual idade ela pode acometer as crianças? Quais são as causas da retinoblastoma? Como é o diagnóstico de retinoblastoma? Quais são os principais sintomas de retinoblastoma? Como prevenir a criança de retinoblastoma? Como é o tratamento de retinoblastoma? Qual a importância do diagnóstico precoce de retinoblastoma? Quanto tempo dura o tratamento de retinoblastoma? Para saber mais sobre retinoblastoma, preparamos esse blog post com as principais informações sobre o tema. Acompanhe até o fim!

Sendo um dos tipos raros de câncer ocular, a retinoblastoma é frequentemente encontrada em crianças a partir de 1 ano de idade. Cerca de 60% dos registros de retinoblastoma ocorrem a partir da mutação da célula que se modifica em excesso e o restante dos casos são hereditários, sendo herdadas por um dos pais ou de um dos familiares.

Além disso, a retinoblastoma pode ser diagnosticada em três diferentes tipos. A primeira, conhecida como retinoblastoma unilateral, prejudica apenas um dos olhos da criança, sendo encontrada na grande maioria dos casos. Já o segundo tipo é a retinoblastoma bilateral, que prejudica os dois olhos. E o último tipo é a retinoblastoma PNET ou trilateral, sendo relacionada a um tumor que é formado nas células nervosas primitivas do cérebro.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, a chance de cura do câncer de retinoblastoma é de cerca de 90% das crianças.

Quer saber mais sobre retinoblastoma? Acompanhe a seguir os principais tópicos que abordaremos a seguir:

1. O QUE É RETINOBLASTOMA?
2. O QUE PODE CAUSAR O RETINOBLASTOMA?
3. O RETINOBLASTOMA É MALIGNO?
4. O RETINOBLASTOMA TEM CURA?
5. COMO IDENTIFICAR O RETINOBLASTOMA?
6. QUAL O TRATAMENTO DO RETINOBLASTOMA?
7. COMO PREVENIR O RETINOBLASTOMA?
8. ONDE CONSULTAR COM OFTALMOLOGISTA ESPECIALISTA EM RETINOBLASTOMA?

Vamos lá!

1. O QUE É RETINOBLASTOMA?

Um dos tipos de câncer de olho é chamado de retinoblastoma, afetando, na sua grande parte, crianças a partir de 1 ano até 5 anos de idade. Como um tumor maligno que se propaga na retina da criança e apresenta como um dos principais sinais o reflexo branco no olho, também chamada de leucocoria. Tal sintomas nada mais é do que a consequência do desenvolvimento de retinoblastoma.

Apresentando três categorias, o retinoblastoma pode ser encontrado de maneira unilateral, em que é afetado apenas um dos olhos da criança, o bilateral, afetando os dois olhos, e o PNET ou trilateral. Também, o retinoblastoma ficou conhecido como o primeiro câncer que pode ser apontado como uma doença hereditária, ou seja, relacionada à genética dos pais.

O retinoblastoma não é um câncer que faz distinção de gênero, ou seja, afeta de maneira igualitária meninos e meninas, bem como, pode ser encontrado tanto no olho direito quanto esquerdo. É preciso destacar que na grande maioria dos casos, a parcela de cura da retinoblastoma em crianças é de 90%.

2. O QUE PODE CAUSAR O RETINOBLASTOMA?

De maneira mais aprofundada e biológica, o retinoblastoma é originado a partir de uma anomalia no cromossomo 13. Lembrando que, segundo os conceitos genéticos, os cromossomos são estruturas em que são gravados os códigos genéticos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento das células humanas.

O gene do câncer de retinoblastoma, onde estão contidas as características hereditárias, é encarregado de formar uma proteína vital para o crescimento celular. Na grande parcela dos casos, o aparecimento da anomalia, bem como o seu desenvolvimento é sem razão alguma. Já para o restante dos casos, o surgimento do retinoblastoma está relacionado a algum registro familiar da doença.

Em vista do exposto, o câncer de retinoblastoma não pode ser originado ou potencializado por fatores externos, tais como o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas, dentre outros.

3. O RETINOBLASTOMA É MALIGNO?

Sim, o câncer de retinoblastoma é caracterizado por um tumor maligno raro, tendo como causador os fatores relacionados à genética, afetando a visão de um ou de ambos os olhos da criança. Ademais, o retinoblastoma é um câncer comumente diagnosticado em crianças de 1 até 5 anos, tendo o surgimento dos principais sintomas, tal como o reflexo branco na pupila (leucocoria), ainda na fase de infância ou já mesmo no nascimento.

4. O RETINOBLASTOMA TEM CURA?

Sim, o câncer de retinoblastoma possui cura em cerca de 90% dos casos em que o tratamento visa extinguir o tumor, de modo a preservar a visão e o olho da criança, além de apresentar uma preocupação em garantir que o câncer não ressurja novamente.
Para tal, diversos tratamentos e técnicas podem ser empregues para eliminar o tumor, sendo os principais a laserterapia, crioterapia, quimioterapia ou a radioterapia.

5. COMO IDENTIFICAR O RETINOBLASTOMA?

O diagnóstico do câncer de retinoblastoma é realizado através do exame oftalmológico em um consultório especializado a partir da dilatação da pupila ou em um centro cirúrgico.

Além disso, outros exames, como a ultrassonografia ocular ou a tomografia computadorizada, podem ser encaminhadas pelos especialistas a fim de identificar calcificações oculares. Também, a ressonância de crânio pode ser empregada para determinar a extensão e localização do tumor.

Ademais, outro exame que é essencial logo nos primeiros dias de vida das crianças é o teste do olhinho, realizado em até 72 horas após o nascimento. Com ele, já é possível detectar possíveis doenças oculares, como o retinoblastoma, que possam vir a se desenvolver futuramente.

6. QUAL O TRATAMENTO DO RETINOBLASTOMA?

Com o avanço da tecnologia e dos procedimentos médicos, o tratamento do câncer de retinoblastoma vem apresentando várias evoluções nos últimos anos. Atualmente, as taxas de cura podem chegar a até 95% a partir de um tratamento assertivo e correto. O cálculo é baseado em alguns fatores que cooperam para uma taxa tão elevada, tais como diagnóstico precoce, tamanho, desenvolvimento do tumor e possíveis lesões.

É preciso destacar que o tratamento para o câncer de retinoblastoma deve ser individualizado, visto que, é preciso compreender diversos fatores, como localização do tumor, tamanho, dentre outros. Para o tratamento de maneira adequada do retinoblastoma, o paciente deverá passar por quimioterapia e terapia focal, além de procedimentos cirúrgicos, caso necessário.

7. Como prevenir o Retinoblastoma?

Na sua grande parcela, o retinoblastoma é diagnosticado em crianças a partir de 1 ano de idade. Porém, os adultos podem evitar a alteração do gene RB1, que afetará os seus filhos através da genética, através de algumas atitudes, tais como: não fumar e evitar a exposição prolongada e produtos químicos perigosos.

Já para as crianças que tiveram um histórico familiar do câncer de retinoblastoma, deverão seguir um acompanhamento médico bastante rigoroso, desde o seu nascimento, a fim de, caso haja o desenvolvimento da doença, a mesma possa ser diagnosticada o quanto antes, aumentando as chances de cura.

8. Onde consultar com Oftalmologista especialista em Retinoblastoma?

Está buscando por uma Clínica Médica Popular para agendamento de exames para investigar o câncer de retinoblastoma em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro? Venha conhecer a Clínica Médica Rede Mais Saúde com unidades em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro. Aqui na Clínica Rede Mais Saúde, buscamos oportunizar saúde de qualidade e para todos, com preços acessíveis. Entre em contato agora mesmo e agende o seu exame para investigar o câncer de retinoblastoma.

Clique para Ligar
Agendamento Online