QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS GASTROINTESTINAIS E QUAIS SÃO SEUS TRATAMENTOS?

Você sabe o que são doenças gastrointestinais? Conhece as possíveis causas dela? Conhece os tipos e os sintomas de doenças gastrointestinais? Você sabe como é o tratamento e como prevenir as doenças gastrointestinais? Nesse post iremos sanar todas as suas dúvidas sobre doenças gastrointestinais, confira a seguir:

Quando se trata de doenças gastrointestinais, estamos falando desde a mais comum até a menos comum, mais raras. Sejam doenças gastrointestinais disfuncionais ou apenas desconforto temporário, os sintomas geralmente são semelhantes, portanto é importante ficar atento aos sinais.

Quer saber mais sobre doenças gastrointestinais? Acompanhe esse post até o fim. A seguir, listamos os principais tópicos que abordaremos. Veja:

1. O QUE SÃO DOENÇAS GASTROINTESTINAIS?
2. O QUE CAUSA DISTÚRBIO GASTROINTESTINAL?
3. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS GASTROINTESTINAIS?
4. QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS GASTROINTESTINAIS?
5. QUAIS OS SINTOMAS DE PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS?
6. QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA DOENÇAS GASTROINTESTINAIS?
7. ONDE REALIZAR O TRATAMENTO DE DOENÇAS GASTROINTESTINAIS EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO?

1. O QUE SÃO DOENÇAS GASTROINTESTINAIS?

Doenças Gastrointestinais são doenças que atacam o sistema digestivo como: estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, cólon, reto e ânus. E órgãos digestivos como: pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Os problemas típicos dessas regiões são diversos, do mais comum e corriqueiro aos menos comuns e raros. Temos flatulência e constipação, gastrite, pancreatite, úlcera péptica (desnudação da mucosa causada pelo conteúdo estomacal), refluxo gastroesofágico, infecção por acalasia (esfíncter esofágico inferior), insuficiência pancreática (incapacidade secretar seus sucos no intestino delgado), etc.

2. O QUE CAUSA DISTÚRBIO GASTROINTESTINAL?

Com as nossas ações do cotidiano e com uma rotina corrida às vezes passa despercebido, mas as causas mais comuns das doenças gastrointestinais são má alimentação, falta de exercícios físicos, alcoolismo, tabagismo, obesidade, estresse e até mesmo o uso excessivo de anti-inflamatórios e outros remédios.

3. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS GASTROINTESTINAIS?

As principais doenças Gastrointestinais, são:

- Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE): O refluxo pode acontecer com pessoas saudáveis, mas em episódios isolados. Quando isso começa se tornar algo frequente, você tem que buscar ajuda médica. o refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago entra no esôfago, causando danos na parede do esôfago, podendo indicar uma doença.

- Hérnia de Hiato: Para poder compreender melhor, é preciso entender que o diafragma é um músculo que separa o tórax do abdômen. Esse músculo possui um pequeno orifício (chamado de hiato) que abre a passagem do esôfago para o estômago. Em situações normais, o estômago está localizado abaixo do diafragma. A hérnia de hiato é registrada quando a parte mais alta do primeiro órgão desliza através do hiato para a cavidade torácica.

- Úlceras: As úlceras são feridas que acontecem na mucosa, que é a camada de revestimento interno do tubo digestivo. A úlcera gástrica fica localizada no estômago, já a úlcera duodenal fica na primeira região do intestino delgado.

- Cálculos biliares: Os cálculos biliares, também conhecidos como pedras na vesícula biliar, acontecem na vesícula biliar que é um órgão que tem como função armazenar líquidos digestivos. As pedras se formam quando há um desequilíbrio nos componentes da bile, os cálculos biliares são depósitos de líquidos “endurecidos” que se formam no órgão.

- Doença de Crohn: a doença de Crohn é um problema inflamatório crônico do intestino, podendo envolver toda a parede dos órgãos. Ainda há estudos para serem concluídos, mas acredita-se que pacientes predispostos a terem doenças de Crohn tem uma bactéria ou um vírus que desregula o sistema imunológico do intestino, fazendo acontecer a inflamação.

- H. pylori: A doença H. pylori é uma bactéria que se instala no estômago ou intestino, essa doença afeta a barreira protetora e desperta a inflamação, e até podendo aumentar o risco de evoluir úlceras e câncer.

4. QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS GASTROINTESTINAIS?

Os principais fatores de risco que causam as doenças gastrointestinais estão bem presentes no nosso cotidiano como: má alimentação, falta de exercício físico, obesidade, estresse, alcoolismo, tabagismo e o uso frequente de medicamentos como anti-inflamatórios.

Conheça os fatores de risco das principais doenças Gastrointestinais:

- Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE): comer muito ou comidas muito pesadas antes de dormir, consumo frequente de café, comidas ácidas, bebidas alcoólicas entre outros.

- Hérnia de Hiato: tosses, espirros ou levantamento de pesos em excesso, diafragma enfraquecido, hiato muito largo de nascença, obesidade, traumatismo abdominal ou torácico e pessoas com +60 anos.

- Úlceras: idade avançada, diabetes, histórico familiar, estresse e ansiedade.

- Cálculos biliares: idade avançada, obesidade, perda de peso rápida e histórico familiar,

- Doença de Crohn: histórico familiar, tabagismo e estresse.

- H. pylori: A H. pylori é uma infecção que pode ser transmitida através da saliva ou do contato oral com alimentos e água que tiveram contato com fezes contaminadas, mas o estudo sobre essa doença e sua transmissão estão sendo estudadas para serem esclarecidas.

5. QUAIS OS SINTOMAS DE PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS?

Os sintomas gerais são: constipação, diarreia, hemorragia do trato digestivo, náuseas e vômitos, dor torácica, dor ou sangramento retal entre outros.

Conheça os sintomas das principais doenças Gastrointestinais:

- Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE): azia, excesso de saliva, rouquidão, dificuldade para engolir, tosse frequente e dor ou sensação de nó na garganta.

- Hérnia de Hiato: sensação de queimação na região anterior ao tórax, podendo também provocar dificuldade na passagem dos alimentos pelo aparelho digestivo.

- Úlceras: as úlceras podem ser silenciosas, mas quando surgem sintomas pode causar enorme desconforto na região do abdômen e até das costas.

- Cálculos biliares: geralmente os cálculos biliares são assintomáticos, porém se um dos cálculos se alojar no canal de drenagem da vesícula biliar ou no ducto biliar, pode causar um aumento súbito da dor na região abdominal.

- Doença de Crohn: os relatos mais comuns são perda repentina de peso, diarreia e cólicas. Dor articular e lesão na região perianal também podem se manifestar.

- H. pylori: é comum não ter sintomas, mas a infecção por H. pylori geralmente rompe as barreiras naturais do estômago e do revestimento intestinal, expondo-os ao ácido estomacal, o que pode causar inflamação do tecido na área. Quando isso acontece, podem surgir dores e sensações de queimação no estômago, náusea, vômito, fezes com sangue e anemia.

6. QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA DOENÇAS GASTROINTESTINAIS?

O tratamento varia de acordo com a doença, sua área, órgão, etc. Mas no geral, as mudanças no estilo de vida são muito importantes para tratar qualquer distúrbio gastrointestinal, pois estão diretamente relacionadas à alimentação saudável, atividade física e equilíbrio mental.

Conheça os tratamentos das principais doenças Gastrointestinais:

- Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE): evitar tomar líquidos durante as refeições, comer e mastigar devagar, evitar deitar nos 30 minutos após as refeições, não exagerar na quantidade de alimentos, principalmente no jantar. O uso de medicamentos como:

Antiácido, Inibidor da bomba de prótons e Antidiarreico são indicados.

- Hérnia de Hiato: A hérnia hiato pode não exigir tratamento. O melhor tratamento é a perda de peso, equilibrar a alimentação e evitar consumo de alimentos com muita gordura e bebidas alcoólicas. Alguns casos são tratados com medicamentos e alguns tipos precisam de reparo cirúrgico.

- Úlceras: o tratamento geralmente é feito com medicamentos que tem a função de diminuir a acidez do estômago, como antiácidos ou inibidores da acidez.

- Cálculos biliares: em alguns casos o medicamentos pode resolver e ajudar a dissolver cálculos biliares e já em outros casos, é necessário fazer cirurgia para a remoção dos cálculos biliares.

- Doença de Crohn: A doença de Crohn não tem cura. O que é feito são tratamentos com medicamentos como esteróides e imunossupressores para retardar o avanço da doença. Caso os medicamentos não tenham sido eficientes, é necessário fazer uma cirurgia.

- H. pylori: o tratamento é feito com medicamentos como omeprazol, claritromicina e/ou amoxicilina, sendo necessário adotar uma dieta que diminua os sintomas da gastrite.

Os exames e tratamentos de doenças Gastrointestinais podem e devem ser realizados na Clínica Rede Mais Saúde, onde contamos com especialistas no assunto e preços justos para toda região de Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro.

A Clínica Rede Mais Saúde conta com médicos capacitados para te atender. Venha conhecer a Clínica Rede Mais Saúde!