Pré-natal: o que é, quando começar e quais exames preciso fazer

Você sabe o que é o Pré-natal? Conhece a importância do Pré-natal? Sabe quando começar o Pré-natal? Conhece como é feita a consulta de Pré-natal? E quantas consultas de Pré-natal são necessárias? Sabe os exames que serão realizados durante o Pré-natal? Onde fazer o Pré-natal em Belém e Ananindeua? Estas e outras perguntas sobre o Pré-natal serão respondidas hoje, vamos lá:
 
Você sabe o que é de fato Pré-natal? O Pré-natal é um acompanhamento médico durante o período gestacional com foco em cuidar da saúde da mãe e do bebê.
É durante este período em que a mãe adquire conhecimento sobre seu filho, pois durante todo o Pré-natal todas as informações sobre o bebê serão passadas. Doenças precoces, por exemplo, são identificadas no Pré-natal, além de uma série de outros exames. Veja a seguir os tópicos de hoje sobre o Pré-natal.
 
1. O que é o pré-natal?
2. Quando começar o pré-natal?
3. Como é feita a consulta de pré-natal?
4. Quantas consultas de pré-natal a gestante deve fazer?
5. Quais exames são realizados no pré-natal?
6. Qual é a importância de fazer o pré-natal?
7. Onde fazer o pré-natal em Belém e Ananindeua?
 
Pronto? Então vamos lá!
 
1. O que é o pré-natal?
 
O Pré-natal, como dito anteriormente, é um conjunto de exames e testes feitos, além de um acompanhamento médico de muito perto durante todo o período gestacional.
Durante todas essas consultas de Pré-natal, a mãe será orientada sobre os cuidados que deverá ser tomado durante toda a gravidez. 
 
Esse cuidado médico acaba por melhorar a segurança e a saúde tanto do bebê, quanto da mãe, pois essas informações e cuidados minimizam o risco de algo ruim acontecer. 
 
É durante o Pré-natal que será identificada uma gravidez de risco, a idade gestacional, a data do parto e etc... A equipe médica do Pré-natal é composta por diversos médicos de diversas áreas, desde da área da psicologia, até nutricionistas e outros.
 
2. Quando começar o pré-natal?
 
Nos casos mais ideais, o Pré-natal começa antes mesmo da gravidez, para poder verificar a saúde da mãe e se está podendo gerar a criança. 
 
Porém, sabemos que não é assim que funciona na vida real, pois a grande maioria das gravidezes são descobertas no susto. Então a partir do momento em que se descobre que será mãe, o Pré-natal já deve começar. 
 
3. Como é feita a consulta de pré-natal?
 
As consultas de Pré-natal incluem alguns padrões em sua realização, como por exemplo: 
 
- Verificar vacinas da mãe;
- Informações de nutrição;
- Indicações medicinais;
- O peso;
- Pressão Sanguínea; 
- Altura uterina.
 
Entre outros, além de sanar todas as dúvidas sobre as reações do corpo da mulher durante este período, como dores abdominais, fraquezas, azia, cãibra, dores nas costas, cólicas e etc...
 
4. Quantas consultas de pré-natal a gestante deve fazer?
 
O Ministério da Saúde tem um número recomendado de consultas para se fazer durante o Pré-natal. Recomenda-se que sejam realizadas no mínimo 6 consultas de Pré-natal. Elas são divididas em uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo, e 3 no terceiro trimestre. 
 
O ideal seria uma consulta mensal, e a partir do 8º mês da gravidez, uma consulta quinzenal. Em gestações de alto risco essas consultas devem ser muito mais frequentes, fazendo questão de que a mãe e o bebê estejam seguros.
 
5. Quais exames são realizados no pré-natal?
 
O Pré-natal conta com uma lista extensa de exames, alguns deles são: 
 
- Análise de urina;
- Tipo sanguíneo;
- Hemogramas completos; 
- Sorologia para sífilis;
- Colpocitologia oncótica;
- Sorologia anti-HIV;
- Glicemia em jejum;
- Sorologia para hepatite B;
- Exame sumário de urina
- Protoparasitológico de fezes.
- Ultrassonografia obstétrica;  
- Bacterioscopia da secreção vaginal.
 
E mais alguns outros, porém estes são os principais.
 
6. Qual é a importância de fazer o pré-natal?
 
O Pré-natal pode literalmente salvar a sua gravidez. Este acompanhamento é considerado fundamental para a segurança e saúde de todos os envolvidos. Para se ter uma gravidez sem perigos e com tranquilidade, um Pré-natal bem feito é meio caminho andado, e hoje em dia é indispensável.
 
7. Onde fazer o pré-natal em Belém e Ananindeua?
 
Pré-natal em Belém e Ananindeua é na Rede Mais Saúde. Contamos com especialistas prontos para lhe atender da melhor forma possível, com segurança e qualidade máxima. Então já sabe, o Pré-natal em Belém e Ananindeua é na clínica Rede Mais Saúde.

Clique para Ligar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.