logo
Outubro Rosa: por que ele é tão importante para conscientização sobre o câncer de mama?

Você sabia que, no Brasil, são diagnosticados anualmente quase 60 mil casos de câncer de mama? Para que esses casos sejam diagnosticados precocemente, é muito importante que as mulheres realizem exames frequentemente.

Com a chegada do mês de Outubro, é comum que as empresas comecem a aderir à campanha do Outubro Rosa, representada por um laço rosa. Mas o que ela significa? Se você tem dúvidas sobre o significado da campanha e sobre prevenção ao câncer de mama, este post é para você.

Vamos responder as seguintes dúvidas sobre o Outubro Rosa:

1. O que é o Outubro Rosa?

2. Qual é o objetivo da Campanha Outubro Rosa?

3. Por que a Campanha Outubro Rosa é tão importante para o combate ao Câncer de Mama?

4. Quais os primeiros sinais de Câncer de Mama?

5. Como realizar o autoexame do Câncer de Mama?

6. Onde realizar o Exame de Mamografia?

7. Onde se consultar com um Mastologista para o tratamento do Câncer de Mama?

1. O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa, em poucas palavras,  é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e seus tratamentos: ele funciona como um lembrete anual para as mulheres de realizar o autoexame e a mamografia (assuntos que serão explicados mais à frente neste post).

A ideia inicial da campanha foi de alguns líderes de estados Norte Americanos na década de 90 e, em alguns anos, foi adotado nacionalmente pelos EUA, tornando Outubro o mês oficial da prevenção contra o câncer de mama. No Brasil, a campanha chegou apenas na década de 2000, mais exatamente em 2002: nesse ano, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa, dando início à campanha anual em terras brasileiras.

Aqui, o Outubro Rosa se tornou um mês dedicado à divulgação de informações acerca dos direitos da mulher na saúde e a importância da prevenção.

O laço rosa surgiu também nos Estados Unidos: originalmente em amarelo, ele era um símbolo de esperança na volta para a casa de reféns na guerra do Irã. Para ter sua variação voltada para o câncer de mama durante a Corrida Pela Cura em Nova Iorque (1991), recebeu a cor rosa e virou símbolo da campanha ao redor do mundo.

2. Qual é o objetivo da Campanha Outubro Rosa?

O principal objetivo da campanha é conscientizar e levar o maior número possível de mulheres a darem atenção à sua saúde, mais especificamente ao câncer de mama. A ideia é convencer as mulheres da idade adequada a realizarem o autoexame ou a mamografia com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de mama, quando ele é consideravelmente mais tratável e menos letal.

Infelizmente, apesar dos esforços de conscientização no Outubro Rosa e de campanhas ao longo do ano, ainda grande parte dos diagnósticos é tardia, ou seja, mais difícil de tratar.

Apesar de ter seu foco no câncer de mama, diversas instituições utilizam o mês também para falar sobre outras neoplasias ocorrentes no corpo feminino, como o câncer de ovário ou câncer do colo do útero.

Sabendo dessas diversas facetas da campanha do Outubro Rosa, é possível resumi-lo em um objetivo principal: Conscientizar sobre saúde da mulher.

3. Por que a Campanha Outubro Rosa é tão importante para o combate ao Câncer de Mama?

O Outubro Rosa é uma oportunidade única no ano onde a causa da prevenção do câncer de mama realmente ganha visibilidade na mídia. Quando todos estão falando sobre o assunto, mais mulheres são incentivadas a buscar a prevenção do câncer em diversas formas.

Na realidade atual do Brasil, ainda há um número anual expressivo de diagnósticos tardios, ou seja, ainda há muitas mulheres que só descobrem o tumor em estágio mais avançado: nesse estado, seu tratamento é muito mais difícil. Essa é uma das causas pelas quais o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil.

Por isso o Outubro Rosa é tão importante: ele é um lembrete anual para todas as mulheres de que sua saúde importa e que a prevenção é o melhor caminho. Além disso, diversas ONGs utilizam o período para arrecadar fundos de ajuda a mulheres que lutam contra o câncer. Em alguns casos, a doação de cabelo para a confecção de perucas também é realizada em massa para ajudar quem está passando pela quimioterapia com perda de cabelo.

4. Quais os primeiros sinais de Câncer de Mama?

Geralmente, os primeiros sinais são perceptíveis pela própria mulher ao analisar a mama:

• Dores na mama
• Caroço no interior do seio (ele pode aparecer sem necessariamente haver dor)
• Pele de uma região com textura estranha, similar a uma casca de laranja
• Pequenos caroços embaixo do braço (podem ter outras causas também, consulte um profissional)

Esses sinais servem como um alerta para uma visita a um profissional mastologista. Lembre-se: sempre consulte um médico profissional. A internet e o autoexame podem ser ótimos indicadores e fontes de informação, mas apenas o médico pode diagnosticar.

Mas como você pode fazer uma análise da mama para perceber possíveis sinais do câncer de mama? Veja tópico a seguir.

5. Como realizar o autoexame do Câncer de Mama?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que tumores em estado inicial não são detectáveis pelo autoexame. Isso quer dizer que, se você localizou  um tumor na mama  por conta própria através do tato, ele já está em um estado mais avançado. Mas não se desespere! Busque um especialista e siga as orientações que ele lhe fornecer.

Além disso, não se esqueça de realizar a mamografia com a frequência correta para sua faixa etária; ela sim consegue detectar tumores ainda em fase inicial.

Mas afinal, como se realiza esse autoexame? Ele deve ser feito todo mês de 3 a 5 dias após o início da menstruação para maior conforto durante o tato da mama (para mulheres que já não menstruam, serve qualquer data do mês ).

Passo a passo do autoexame:

1. Encontre um espelho e observe os seios com os braços relaxados
2. Observe-os com os braços levantados
3. Observe-os com os braços cruzados

Com essas 3 análises, é possível identificar se há irregularidades como inchaços, depressões na pele, saliências ou rugosidades

Os próximos passos são a palpação da mama:

4. Levante o braço esquerdo e o coloque atrás da cabeça
5. Com sua mão direita, apalpe com cuidado o seio esquerdo, fazendo movimentos em círculo, convergentes para o mamilo, para cima e para baixo
6. Suavemente pressione o mamilo
7. Repita o passo a passo com a outra mama

6. Onde posso realizar o Exame de Mamografia?

Ao buscar um local para realizar com segurança seu exame de mamografia, sempre busque os seguintes requisitos na clínica de sua escolha:

• Time profissional
• Tecnologia adequada disponível para o seu exame
• Especialista em mamografia para realização do diagnóstico por imagem

Na Rede Mais Saúde, você encontra tudo isso a um preço acessível em uma clínica popular em Belém e Ananindeua!

7. Onde se consultar com um Mastologista para o tratamento do Câncer de Mama?

Assim como no exame de mamografia, uma consulta de mastologia exige um profissional de confiança e um local com os equipamentos e ambiente adequados para isso. Na Rede Mais Saúde, você encontra disponibilidade de Mastologistas por um preço acessível em Belém e Ananindeua!

Não deixe para depois, consulte um mastologista agora mesmo e se previna contra o câncer de mama! Possuímos agendamento por whatsapp, email e telefone, entre em contato e saiba mais!


Obrigado por ter nos acompanhado em mais um blog post sobre saúde, dessa vez sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama! Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de marcar hoje mesmo uma ecografia ou consulta com um mastologista? Entre em contato por Whatsapp, email ou telefone e marque já sua consulta ou exame!

A Rede Mais Saúde é referência em mastologia e ecografia para prevenção do câncer de mama em Belém e Ananindeua! Entre em contato e saiba mais!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.