logo
O que é Broncoscopia e quando devo fazer?

Você sabe ou já ouviu falar do exame de broncoscopia? Sabe para que serve o exame de broncoscopia? Quando o exame de broncoscopia é indicado? Conhece a preparação para realização do exame de broncoscopia? Quanto tempo demora a broncoscopia? Elaboramos com informações importantes e relevantes esse blog post para você que deseja saber mais a respeito do exame broncoscopia.

O exame broncoscopia busca analisar e avaliar as vias aéreas do paciente, a partir da inserção de um tubo fino e flexível pela boca ou nariz, que chegará até o pulmão. O objetivo da introdução do tubo é produzir imagens que serão transmitidas para uma tela, com o intuito de possibilitar que o médico responsável avalie e identifique se há alterações nas vias respiratórias.

A broncoscopia é comumente indicada para o diagnóstico e identificação de doenças relacionadas às vias respiratórias e pulmões, tais como pneumonia, tumores ou obstruções no pulmão. Também, é possível realizar o tratamento de determinados quadro clínicos a partir da broncoscopia, como a remoção de secreções, sangue e corpos estranhos, bem como a aplicação de medicamentos em determinadas áreas do pulmão. Por fim, a partir da broncoscopia é possível a realização de biópsias do pulmão, dependendo das doenças relacionadas.

Apesar de ser um exame muito seguro e eficaz, inúmeros pacientes sentem receio de realizar o exame de broncoscopia por conta da introdução do cano pela boca ou nariz. É preciso ter em mente que nenhum procedimento é livre de riscos ou complicações. Todavia, as complicações advindas da broncoscopia são praticamente raras. 

Quer saber mais a respeito do exame de broncoscopia? A seguir vamos aprofundar sobre o tema a partir dos principais tópicos relacionados.

1. O que é o Exame de Broncoscopia?
2. Para que serve o Exame de Broncoscopia?
3. Como é realizado o Exame de Broncoscopia?
4. Quando devo fazer um Exame de Broncoscopia?
5. Onde posso fazer o Exame de Broncoscopia?

Vamos lá!

1. O que é o Exame de Broncoscopia?

O exame de broncoscopia busca realizar o diagnóstico e a avaliação da traqueia, brônquios e de parte dos pulmões. Para a sua realização, é introduzido um cano pela boca ou nariz, o qual conterá uma microcâmera que possibilitará a imagem dos órgãos referidos. A broncoscopia também pode ser chamada de videobroncoscopia, visto que o procedimento é realizado através de vídeo. 

Além disso, caso haja a necessidade de coleta do tecido pulmonar ou das vias áreas,a fim de cooperar para o diagnóstico adequado e assertivo de distúrbios pulmonares, o médico responsável pelo procedimento pode introduzir certas ferramentas através do broncoscópio.

Por fim, na sua grande maioria, o exame de broncoscopia é comumente realizado em ambientes ambulatoriais, com auxílio do broncoscópio flexível. Em certos casos, o médico pode realizar uma sedação antes do procedimento ou a utilização de um anestésico tópico nasal ou inalatório.

2. Para que serve o Exame de Broncoscopia?

O médico responsável por identificar, avaliar e tratar doenças relacionadas ao pulmão e às vias aéreas é o pneumologista. Inicialmente, para identificar possíveis doenças a partir de sintomas iniciais, o pneumologista pode pedir um exame de Raio-X. Todavia, se pelo Raio-X não for possível determinar com exatidão a suspeita de doença, o médico pode pedir então a realização do exame de broncoscopia. Na grande parte dos casos, o exame de broncoscopia é realizado quando há a suspeita de:

Pneumonia;
Câncer;
Obstrução das vias aéreas;
Infecções Pulmonares.

Além disso, o exame de broncoscopia pode ser indicado para:

Identificar o causador de sangramento pulmonar;
Coletar amostras de tecidos cancerígenos;
Remover corpos estranhos e sangue;
Aplicar medicamentos em regiões do pulmão.

3. Como é realizado o Exame de Broncoscopia?

O exame de broncoscopia é realizado através da inserção de um tubo longo e flexível (broncoscópio), denominando-se fibrobroncoscopia. O exame é realizado com o auxílio de toda uma equipe médica, composta por um médico especialista, anestesista geral e equipe de enfermagem.

De maneira geral, após a introdução do broncoscópio pela boca ou pelo nariz, a microcâmera começará a transmitir as imagens ampliadas para uma tela ao lado de onde está sendo realizado o procedimento. Para ajudar a inibir a dor que o paciente possa vir a sentir, é aplicado uma anestesia local, bem como, uma sedação que ajudará no relaxamento do mesmo.

A realização do exame de broncoscopia leva, em média, 20 minutos. Lembrando que não é necessário a internação do paciente. Todavia, é indicado que haja um acompanhante para prestar um auxílio caso seja necessário. Após a finalização do exame de broncoscopia, o médico especialista poderá informar os resultados, todavia, caso seja realizado alguma coleta para biópsia, o resultado final poderá resultar em mais alguns dias para estar completo.

4. Quando devo fazer um Exame de Broncoscopia?

Inicialmente, é preciso ter em mente que a indicação de realização de determinado exame, como a broncoscopia, é responsabilidade do médico, sendo o profissional que avaliará os sintomas e qual o tratamento mais eficaz.
Em suma, o exame de broncoscopia é indicado para a identificação e avaliar:

Emissão de sangue;
Suspeita de tuberculose;
Pneumocistose;
Demais Infecções Pulmonares;
Retirada de corpo estranho;
Câncer.

Logo, a realização do exame de broncoscopia é indicada para diagnóstico de problemas relacionados ao pulmão e ao sistema respiratório. 

5. Onde posso fazer o Exame de Broncoscopia?

Procurando por uma Clínica Médica Popular referência em pneumologia, para marcar uma consulta? Venha conhecer a Clínica Médica Rede Mais Saúde. Aqui na Clínica Rede Mais Saúde você encontra preços acessíveis e saúde de qualidade em Belém e Ananindeua, com pneumologistas especialistas.

Concluindo…

Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Clínica Médica Rede Mais Saúde, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito dos tópicos sobre o exame de broncoscopia.

Fique por dentro das nossas últimas postagens!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.