logo
Mastologista: você sabe a importância desse profissional?

Você sabia que a Ginecologia não é a única especialidade médica essencial quando se fala de saúde da mulher? Recebeu a recomendação de ir a um mastologista e não sabe exatamente o que faz um médico mastologista? Gostaria de saber mais sobre como cuidar da saúde das mamas da melhor forma possível, com a ajuda dos profissionais certos? Então este post é para você!

Neste blog post, a Rede Mais Saúde vai esclarecer os principais tópicos sobre mastologia e saúde da mulher, respondendo as seguintes dúvidas frequentes:

1. O que é Mastologia?

2. Qual a função do Mastologista?

3. Quais são as principais doenças tratadas pelo Mastologista?

4. Quando devo procurar um Mastologista?

5. Onde posso me consultar com um Mastologista?

1. O que é Mastologia?

A mastologia é uma especialidade médica responsável pela saúde das mamas, estando lado a lado com a ginecologia com as duas especialidades mais importantes quando o assunto é saúde da mulher. O mastologista tem como foco questões como:

• Formação de Nódulos nas mamas
• Bem estar da paciente (dores, desconforto, etc)
• Prevenção do câncer de mama e outras doenças

Hoje, no Brasil, existem 1800 médicos mastologistas membros da Associação Brasileira de Mastologia (ABM). Toda mulher deve dar atenção à saúde das mamas, pois o autoexame (analisar e apalpar as mamas periodicamente) pode ajudar a encontrar doenças como o câncer de mama antes que elas se tornem mais graves

2. Qual a função do Mastologista?

A principal função do mastologista é cuidar da saúde das mamas. Ele estuda as particularidades dessa região do corpo feminino,  faz diagnósticos de doenças e receita tratamentos para condições das glândulas mamárias. É o Mastologista o médico que pode diagnosticar o câncer de mama nas mulheres, por exemplo.

Outra função dos médicos mastologistas é lidar com as condições conhecidas como distúrbios de mama, condições que vamos te explicar no próximo item: “Quais são as principais doenças tratadas pelo Mastologista?”.

O Mastologista também colabora com médicos profissionais de outros campos, podendo solicitar exames como a mamografia, o ultrassom e a ressonância magnética para identificar o câncer de mama em estágio inicial, quando ele ainda é pequeno demais para ser palpado. Quando diagnosticado durante o período inicial, o câncer é tratável com muito menos dificuldade, ou seja, a visita frequente ao mastologista e a realização de exames é essencial para a manutenção da saúde da mulher como um geral.

Resumindo, as funções do é médico mastologista são:
• Fazer diagnóstico do câncer de mama e de outras doenças das glândulas mamárias
• Acompanhar tratamentos dessas doenças
• Identificar distúrbios da mama
• Encaminhar pacientes a exames necessários

3. Quais são as principais doenças tratadas pelo Mastologista?

Os Mastologistas têm o conhecimento para diagnosticar os problemas das glândulas mamárias conhecidos como Distúrbios de Mama. Conheça os principais distúrbios que o Mastologista pode identificar e tratar:

Formação de nódulos
Esses dois distúrbios da mama geralmente acontecem durante momentos de grandes mudanças hormonais no corpo. Os nódulos são pequenos caroços “durinhos” com uma consistência mais firme e mais facilmente palpável. 

Assimetria
Assimetria nas mamas é uma situação na qual elas têm tamanhos muito diferentes entre si. Pode ser apenas uma característica individual da mulher, mas pode também indicar algum problema nos tecidos e deve ser investigada por um mastologista.

Ginecomastia
As ginecomastias são crescimentos anormais das mamas de uma paciente. Esse distúrbio pode acontecer também com homens, sendo mais comum no período da adolescência, onde há mais mudanças hormonais.

Mastite
As mastites são inflamações que ocorrem durante o período de amamentação. Elas surgem a partir de uma bactéria que faz parte da flora da boca do bebê que está sendo amamentado. Durante o processo de alimentar o bebê, o microrganismo passa da boca para a mama, causando a inflamação.

O Mastologista também orienta mães que amamentam sobre boas práticas e amamentação mais segura, tanto para a mãe quanto para a criança.

4. Quando devo procurar um Mastologista?

Antes de procurar um mastologista, lembre-se de realizar o autoexame todos os meses, de 3 a 5 dias após o início da menstruação. Com esse exame é possível identificar nódulos e até tumores na mama, além de ver possíveis assimetrias e outras condições que, durante o dia a dia, passam despercebidas.

Quer saber o passo a passo sobre o autoexame? Confira nosso último post sobre o Outubro Rosa e leia o nosso passo a passo para o autoexame! Mas afinal, quando realizar uma consulta?

Sempre que você perceber alguma alteração nas mamas, seja qual for sua idade, é indicado marcar uma consulta com um Mastologista.

Para mulheres acima de 40 anos, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as mulheres façam a mamografia, além da consulta com o mastologista, todos os anos.

No entanto, com mulheres consideradas grupos de risco (com histórico de câncer de mama na família), esse intervalo deve diminuir.

5. Onde posso me consultar com um Mastologista?

Agora que você já sabe quando se consultar com um médico mastologista, já sabe onde realizar uma consulta com segurança e agilidade?

Uma consulta de mastologia exige um profissional de confiança e um local com os equipamentos e ambiente adequados para isso. Na Rede Mais Saúde, você encontra disponibilidade de Mastologistas por um preço acessível em Belém e Ananindeua!

Não deixe para depois, consulte um mastologista agora mesmo e se previna contra o câncer de mama e outras doenças! Possuímos agendamento por whatsapp, email e telefone, entre em contato e saiba mais!


Obrigado por ter acompanhado a Rede Mais Saúde em mais um post sobre saúde da mulher e mastologia! Ficou com alguma dúvida? Sem problemas, temos atendimento por email, whatsapp e telefone para falar com você!

Procurando um mastologista em Belém e Ananindeua? A Rede Mais Saúde é referência em Mastologia em Belém e Ananindeua, entre em contato e saiba mais!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.