Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
IMUNOLOGIA: COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

IMUNOLOGIA: COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Você sabe o que é o sistema imunológico? Como funciona o sistema imunológico? Como fortalecer o sistema imunológico? Qual área da medicina estuda o sistema imunológico? Quais órgãos compõem o sistema imunológico? Quais os principais alimentos para aumentar a imunidade? Quais as causas de uma imunidade baixa? Como saber se o seu sistema imunológico está fraco? Procurando saber mais sobre o sistema imunológico? Reunimos as principais informações a respeito do tema. Acompanhe até o fim deste blog post.

Também conhecido como sistema imune, o sistema imunológico é responsável por assegurar a devida proteção do organismo contra substâncias desconhecidas, como microrganismos e vírus que possam comprometer a saúde do indivíduo. Para formar o sistema imunológico, diversas células e órgãos estão presentes, trabalhando em conjunto para combater e barrar matérias estranhas nocivas à saúde e que podem causar doenças.

Nesse sentido, a área responsável por estudar o sistema imunológico do corpo humano é a imunologia, compreendendo todo o conjunto de órgãos, células, tecidos e substâncias envolvidos no combate de patógenos. Por conta disso, o médico imunologista busca dominar e compreender a forma com que o corpo reage e defende, a fim de prevenir, diagnosticar e tratar doenças relacionadas a tais processos.

No Brasil, as doenças alérgicas afetam cerca de 20% da população, sendo enquadrada como uma das principais causadoras de doenças crônicas no mundo todo. Para grande parcela dos indivíduos com registros de doenças alérgicas, tanto respiratórias quanto sistêmicas, a assistência médica especializada de um médico imunologista foi primordial para lidar com a doença, prevenindo e tratando de maneira assertiva.

Buscando entender um pouco mais sobre o sistema imunológico? Acompanhe a seguir os principais tópicos que abordaremos a seguir sobre o tema. Fique por dentro:

1. O QUE É O SISTEMA IMUNOLÓGICO?
2. QUAIS SÃO OS ÓRGÃOS QUE FAZEM PARTE DO SISTEMA IMUNOLÓGICO?
3. COMO FUNCIONA O SISTEMA IMUNOLÓGICO?
4. POR QUE DEVEMOS FORTALECER NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO?
5. COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO?
6. QUAL ESPECIALISTA É RESPONSÁVEL POR CUIDAR DO SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Pronto? Vamos lá!

1. O QUE É O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Também chamado de sistema imune, o sistema imunológico é um agrupamento de órgãos, tecidos e células encarregados de combater as substâncias estranhas e desconhecidas e, assim, impedir o aparecimento e a evolução de doenças. Ademais, é incubido de viabilizar a estabilidade do organismo por meio de uma ação conjunta do sistema imunológico como solução contra patógenos.

Por essa razão, a forma mais eficiente de combater os microrganismos invasores e torná-lo forte, é a partir da prática de exercícios físicos e de manter uma dieta saudável e balanceada, com alimentos com grandes níveis de vitamina C, selênio e zinco.

Ademais, outro fator que coopera para garantir um sistema imunológico resistente e fortalecido, é seguir os esquemas de vacinação, em especial em crianças, com o intuito de impulsionar a produção de anticorpos, prevenindo contra doenças que afetam o seu desenvolvimento, como a paralisia infantil.

2. QUAIS SÃO OS ÓRGÃOS QUE FAZEM PARTE DO SISTEMA IMUNOLÓGICO?

O sistema imunológico consiste nos órgãos: timo, baço, linfonodos, medula óssea, dentre outros. Os órgãos do sistema imunológico se dividem em duas classificações: órgãos imunológicos primários e órgãos imunológicos secundários. A primeira envolve a linfopoiese, que diz respeito à estrutura dos linfócitos. Na segunda, uma resposta imune é gerada.

Como órgãos imunológicos primários podemos citar:

Timo: Responsável pelo processo de maturação dos linfócitos T;
Medula óssea: Encontrado dentro dos ossos, a medula óssea é responsável pela geração das hemácias, plaquetas e leucócitos;
Células tronco: Responsáveis por produzir novas células, sejam elas células-tronco embrionárias ou induzidas.

Por outro lado, como órgãos imunológicos secundários podemos destacar:

Baço: Possui como atividade principal a filtragem de glóbulos vermelhos deteriorados, removendo-os;
Linfonodos: São órgãos de tamanho diminuído, originados pelo tecido linfático.

3. COMO FUNCIONA O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

O sistema imunológico é o encarregado de garantir a proteção do organismo contra micro-organismos estranhos ou invasores. Logo, quando alguma substância busca penetrar dentro do organismo, o sistema imune entra em ação de modo a reconhecer esse patógeno e realizar uma ação em cadeia, liberando os recursos de defesa que estão presentes no organismo.

Nesse sentido, o sistema imune é formado por duas diferentes reações para combater os microrganismos invasores. São conhecidos como: resposta imune inata, sendo a primeira a ser ativada para garantir a proteção do organismo, sendo encontrada desde o nascimento do indivíduo, e a resposta imune adaptativa, sendo uma solução mais individualizada e sendo requerida apenas quando a resposta imune inata não for suficiente para lidar com o problema.

4. POR QUE DEVEMOS FORTALECER NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO?

De modo geral, é essencial manter e fortalecer o sistema imunológico para que assim, o mesmo possa atuar na prevenção e combate contra substâncias estranhas, tais como vírus, bactérias e infecções, de maneira rápida, eficiente e assertiva.

5. COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Como comentado no item anterior, manter o sistema imunológico em dia é essencial para lidar melhor com os microrganismos invasores, com uma reação e ativação dos anticorpos de maneira rápida e eficiente.

Por conta disso, inúmeros alimentos são indicados para aumentar a imunidade. São eles:

Salmão;
Atum;
Nozes e linhaça;
Trigo;
Gema de ovo;
Sementes de girassol;
Camarão.
Peixe;
Grãos integrais;
Castanha do Pará;
Laranja;
Limão;
Abacaxi;
Cenoura;
Batata doce
Melão;
Avelã.

A lista poderia seguir com vários outros alimentos que cooperam para o aumento do sistema imune. Além dos alimentos, também é indicado a prática de exercícios físicos, manter um sono adequado, evitar substâncias químicas o álcool e manter o peso apropriado.

6. QUAL ESPECIALISTA É RESPONSÁVEL POR CUIDAR DO SISTEMA IMUNOLÓGICO?

O especialista indicado para cuidar do sistema imunológico é o imunologista. O médico imunologista busca realizar o estudo, diagnóstico e tratamentos de doenças relacionadas ao sistema imune. Além disso, o imunologista é responsável por compreender todos os fatores, internos e externos, que prejudicam o pleno funcionamento do organismo.

Procurando por uma Clínica Médica Popular para realizar uma consulta com um médico imunologista em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro? Conheça a Clínica Médica Rede Mais Saúde, contamos com unidades em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro, com equipamentos de ponta e infraestrutura completa para melhor lhe atender. Além disso, oferecemos mais de 20 especialidades médicas e medicina do trabalho.

Clique para Ligar
Agendamento Online