Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
EXAME DE RAIO-X: O QUE É, PARA QUE SERVE E QUAIS CUIDADOS TOMAR?

EXAME DE RAIO-X: O QUE É, PARA QUE SERVE E QUAIS CUIDADOS TOMAR?

Recebeu do seu médico a solicitação para fazer um exame de Raio-x e quer se informar mais sobre isso antes de marcá-lo? Quer saber quais cuidados são necessários na hora de marcar e realizar seu exame de Raio-x? A Rede Mais Saúde está aqui para esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre esse assunto!

Nesse Blog Post, abordaremos:

1. O QUE É O EXAME DE RAIO-X?
2. PARA QUE SERVE O EXAME DE RAIO-X E COMO FUNCIONA?
3. QUAIS SÃO OS TIPOS DE EXAMES DE RAIO-X?
4. ONDE FAZER O EXAME DE RAIO-X COM SEGURANÇA?

1. O QUE É O EXAME DE RAIO-X?

O exame de Raio-X, também conhecido como radiografia, é um exame não-invasivo por meio da imagem, que dispara radiação em baixas doses para identificar, por meio das ondas emitidas, alterações e anomalias nas estruturas de ossos e de órgãos que se deseja examinar. Além da radiografia tradicional, os Raios-x também tem outros usos no cotidiano de exames clínicos por imagem, como na mamografia, na tomografia computadorizada e panorâmicas. Tudo ocorre por meio da emissão de ondas invisíveis ao olho humano, que formam uma imagem por volta dos órgãos do paciente sem causar nenhuma dor ou desconforto. Esse tipo de exame, apesar de utilizar radiação, é completamente seguro, visto que a quantidade é baixíssima por parte do paciente. O médico, no entanto, ao realizar vários exames ao dia, necessita de mais equipamento de proteção, visto que a exposição dele às ondas é bem maior ao longo da jornada de trabalho.

O exame de raio-x tem poucas contra-indicações, ou seja, pode sim ser realizado desde em crianças até idosos, e é imprescindível para diagnósticos de doenças e possíveis fraturas. Os únicos casos nos quais a radiografia, ou exame de Raio-X, não é recomendada é em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez.

2. PARA QUE SERVE O EXAME DE RAIO-X E COMO FUNCIONA?

O exame de Raio-X busca encontrar fraturas nos ossos e ajuda a identificar diversas doenças por meio da imagem, de forma não invasiva , em muitos casos, precoce.. Por meio dele, é possível analisar o funcionamento do exôfago de um paciente que se queixa de refluxo, por exemplo, ou o estado de diversos órgãos como tórax, abdômen, crânio, etc. O objetivo principal é confirmar ou descartar suspeitas clínicas de forma ágil e direta.

Para isso, o aparelho de Raio-X emite partículas de radiação que, ao passarem pelo corpo e chegarem a uma chapa atrás do paciente,deixam uma impressão no formato dos ossos e órgãos analisados (lembrando que o processo é indolor). Enquanto partes mais densas “bloqueiam” mais partículas, partes menos densas as deixam passar melhor, o que gera todas as linhas e texturas da imagem e possibilitam que o médico veja em detalhes a estrutura em questão.

É importante lembrar que em alguns casos, antes da realização do exame, é importante que o paciente tome um contraste: substância que facilita a visualização da imagem formada. O gosto pode ser um pouco desagradável, mas a substância pode ser necessária.

Após a emissão, a superfície da chapa pode ser revelada e analisada por um profissional que, a partir da imagem, checa se está tudo em ordem. Esse tipo de diagnóstico, por meio da análise visual, se chama diagnóstico por imagem, e deve ser sempre realizado por um profissional especializado em radiologia. Após seu exame, espere o contato do seu médico para que ele lhe informe os resultados encontrados por ele.

Resumindo, o passo a passo da realização de exame com Raio-X é:

1. Ingestão do contraste
2. Posicionamento do paciente
3. Emissão do Raio-X pelo aparelho
4. Formação da imagem na superfície da chapa
5. Diagnóstico do especialista por imagem

3. QUAIS SÃO OS TIPOS DE EXAMES DE RAIO-X?

Como explicado anteriormente, o Raio-X tem diversas utilidades, e sua realização, é claro, pode mudar de acordo com a técnica e com a área do corpo que está sendo analisada: tecidos moles, duros, ossos, influenciam na maneira com a qual o médico irá realizar o exame. Esse tipo de adaptação permite que a radiografia tenha resultados claros tanto em tecidos ósseos como em tecidos de difícil análise, como vasos sanguíneos.

É possível classificar diferentes tipos de exame de Raio-X por meio da utilização ou não do contraste. Nesse caso, existem dois tipos de exame:

Radiografia Contrastada:

Em regiões de visibilidade limitada, como estômago, que não teriam uma boa visibilidade em uma radiografia tradicional.

Radiografia Não Contrastada:

Sem a utilização de contraste no processo, pois a imagem na chapa já se forma suficientemente nítida.

Já os principais tipos de exame de Raio-X ou Radiografia por parte do corpo são:

Raio-X da bacia:

Geralmente busca confirmar ou descartar suspeitas a partir de dores do paciente na região da bacia, podendo identificar doenças como inflamação no sacro,osteoporose, artrose, espondilite anquilosante e até tumores

Raio-X renal

Procura avaliar a situação e funcionamento dos rins do paciente, buscando diagnóstico de problemas como acúmulo de cálcio ou pedra nos rins. O diagnóstico precoce de pedras nos rins um fator chave para o tratamento do problema, que pode ser muito doloroso se negligenciado por tempo demais.

Raio-X do crânio

Busca encontrar, na estrutura óssea da cabeça do paciente, problemas como traumas, anomalias de nascença, tumores benignos ou malignos, calcificação, entre outros possíveis diagnósticos.

Raio-X facial

Muito utilizado por dentistas para acompanhar resultados de tratamentos ortodônticos, serve também para identificar cáries, visualizar a posição de dentes pouco visíveis como os sisos e até para identificar casos de sinusite.

Raio-X da coluna

Geralmente é realizado após queixas de dor nas costas por parte do paciente ou por históricos de problemas lombares. No Raio-X de coluna, são analisadas tanto as vértebras como os espaços intervertebrais. Por ter mais complexidade, para o Raio-X da coluna, se utilizam 4 tipos de exame diferentes:

• coluna dorsal
• cervical
• lombar-sacral
• lombar

Raio-X do tórax

Sendo realizado após queixas de tosse, dores no peito ou dificuldade de respiração por parte do paciente, esse exame pode identificar sintomas de doenças como pneumonia e tuberculose, além de diagnosticar câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica ou fraturas causadas por trauma
Raio-x do abdome

Considerado um exame completo e abrangente, o Raio-X do abdômen procura encontrar problemas e anomalias no trato digestivo, além alcançar diversos órgãos como rins, intestinos, bexiga, fígado e estômago.

4. ONDE FAZER O EXAME DE RAIO-X COM SEGURANÇA?

Independente do tipo de Raio-X ou radiografia que você deseja realizar, sempre busque os seguintes requisitos na clínica de sua escolha:

• Time profissional
• Tecnologia adequada disponível para o seu exame
• Especialista em radiografia para realização do diagnóstico

Na Rede Mais Saúde, você encontra tudo isso a um preço acessível em uma clínica popular. Procurando Exame de Raio-X ou Radiografia em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro? Entre em contato e saiba mais!

Clique para Ligar
Agendamento Online