Exame Admissional: o que é, como funciona e quais são os tipos?

Você sabe o que é exame admissional? Sabe como funciona o exame admissional? Conhece qual exame admissional deve fazer?  Essa e todas suas dúvidas sobre exame admissional serão sanadas hoje, confira nosso texto:

O exame admissional é uma avaliação médica que o empregado faz antes de começar a trabalhar na empresa. Os testes de admissão fazem parte do processo de recrutamento de novos funcionários.  Esse exame admissional representa a verdadeira condição física e mental de seus funcionários e também têm a função de garantir que as empresas recrutem profissionais que possam desempenhar funções específicas.

Quer saber mais sobre exame admissional? Acompanhe esse post até o fim. A seguir, listamos os principais tópicos que abordaremos. Veja:

1. O que é Exame Admissional?
2. Quais são as perguntas feitas em um exame admissional?
3. Como funciona o Exame Admissional?
4. Quais são os tipos de Exames Admissionais?
5. Qual o valor de um Exame Admissional?
6. Onde fazer o Exame Admissional em Belém e Ananindeua?

1. O que é Exame Admissional?

Sendo um exame exigido por lei, o exame admissional é feito antes da contratação do empregado. O exame admissional tem o objetivo de avaliar a saúde física e mental do novo funcionário, e assim verificar se ele está apto para exercer seu novo cargo. O exame de admissão inclui o prontuário clínico e ocupacional do paciente (histórico de saúde do trabalhador e os riscos relacionados ao trabalho que enfrentou em seu emprego anterior), exames de saúde física e mental e realização de exames complementares necessários.

2. Quais são as perguntas feitas em um exame admissional?

O exame começa com uma entrevista. Os médicos examinadores farão uma série de perguntas sobre doenças, afastamentos de empregos anteriores e tentarão entender a quais substâncias perigosas o trabalhador pode ter sido exposto. Após a consulta, é emitido um certificado de saúde ocupacional (ASO).


3. Como funciona o Exame Admissional?

O exame admissional é um procedimento rápido e fácil destinado a avaliar a saúde geral dos futuros funcionários. Primeiro, o médico faz uma entrevista para descobrir as doenças e condições pré-existentes do paciente e o status de risco. Também é comum nesta fase realizar uma análise de afastamentos de funcionários de cargos anteriores em outras empresas. 

Depois disso, os exames de admissão incluem a verificação da pressão arterial, da frequência cardíaca e do status de patologias específicas. Assim, se tudo estiver conforme o esperado, um profissional de saúde emite um atestado médico de competência funcional, que desbloqueia a funcionalidade do trabalhador. No entanto, se o médico reconhecer a necessidade de uma avaliação mais detalhada, alguns exames complementares, como hemograma, glicemia, eletrocardiograma, audiometria, eletroencefalograma e etc, podem ser solicitados.

4. Quais são os tipos de Exames Admissionais?

Existem alguns tipos de exames que são utilizados para avaliar o empregado antes da sua admissão.  É importante deixar claro que estes exames, seja ele admissional ou demissional, só pode ser realizado por um médico especializado em medicina do trabalho.

Estes especialistas serão os profissionais responsáveis por conduzir esta etapa e emitir o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) no final. 

Conheça são os tipos de Exames Admissionais:

Anamnese Ocupacional: A anamnese se refere à uma entrevista que o médico faz com o trabalhador. Ele realiza algumas perguntas com a intenção de saber sobre antecedentes na saúde daquela pessoa;

Pressão arterial e batimentos cardíacos: Nesta etapa o médico deve checar qual é a condição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos do funcionário para verificar se ambos estão dentro da normalidade;

Saúde das articulações: É importante checar a saúde das articulações, pois é possível que o trabalhador possua alguma lesão do antigo emprego. Por isso, o médico avalia a postura, movimentos e possíveis lesões articulares;

Funções de risco: Para os profissionais que exercem funções de risco, como exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, é necessário realizar alguns exames complementares.
 
Dependendo da função desempenhada podem ser solicitados exames complementares, como: audiometria, espirometria, acuidade visual, ECG , EEG, e raio-x.

5. Qual o valor de um Exame Admissional?

O valor do exame admissional é responsabilidade da empresa. Na Rede Mais Saúde possuímos exame admissional, o valor pode variar, mas são a partir de R$ 35,00

Você pode consultar os valores de todos os nossos exames aqui: Tabela de Valores da Clínica Rede Mais Saúde.

6. Onde fazer o Exame Admissional em Belém e Ananindeua?

Na Clínica  Rede Mais Saúde fazemos o exame admissional com praticidade, segurança e agilidade.

A nossa Clínica Rede Mais Saúde possui uma das melhores infraestruturas da região e conta com mais de 20 especialidades médicas, dentre elas, está a cardiologia.

Você pode encontrar nossa clínica na cidade de Belém no endereço:  Av. Alm. Barroso, 4750 - Souza, Belém - PA, 66645-250.
Já na cidade de Ananindeua você nos encontra no endereço: Tv. SN 24, 1357. Ananindeua, PA.

Clique para Ligar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.