logo
Endocrinologista: o que faz e quais são as principais doenças tratadas?

Você sabe o que faz o médico endocrinologista? Como o médico endocrinologista pode te ajudar? Quando é indicado realizar uma consulta com um médico endocrinologista? Conhece as doenças que são diagnosticadas por um médico endocrinologista? Nesse post vamos abordar os principais tópicos a respeito do ramo da medicina que cuida dos distúrbios hormonais, a endocrinologia.

 

Com o tempo, é habitual que as pessoas em geral necessitem de uma orientação médica com o endocrinologista, de modo a assegurar e verificar que a sua saúde está adequada. Porém, atualmente ainda há uma dúvida do público geral sobre o que faz o endocrinologista e quando é preciso consultá-lo.

 

Acompanhe a seguir os tópicos que serão abordados:

 

1. O que trata a especialidade de Endocrinologia?

2. Qual a função do endocrinologista?

3. Quais são as principais doenças tratadas pelo Endocrinologista?

4. Quando devo procurar um Endocrinologista?

5. Onde se consultar com um endocrinologista?

 

Preparado? Vamos lá!

 

1. O que trata a especialidade de Endocrinologia?


A especialidade médica de endocrinologia busca atuar no tratamento, prevenção e diagnóstico de doenças relacionadas aos hormônios do corpo humano, ou seja, do sistema endócrino. Os hormônios são substâncias químicas que atuam no controle da grande parte das funções corporais. Logo, a endocrinologia tem uma grande importância, com atuação em diversas áreas.

Os hormônios realizam atividades de forma contínua do corpo humano e qualquer modificação que possa vir a acontecer, necessita de um acompanhamento médico para investigar a sua origem.

As doenças tratadas pelos endocrinologistas podem ter diversas origens e devem ser levados em conta vários fatores, como o estilo de vida, genética e ambiente externo do paciente.

De modo geral, a endocrinologia busca atuar na prevenção e cuidado de glândulas endócrinas e hormônios que são secretados, bem como, as modificações metabólicas e distúrbios hormonais.

 

2. Qual a função do endocrinologista?

 

O médico endocrinologista possui diversas funções, visto que a sua especialidade pode ter atuação em diversas áreas. O endocrinologista é responsável por cuidar, prevenir e diagnosticar doenças relacionadas ao sistema endócrino, mais precisamente em relação às glândulas e hormônios.

Por ser uma especialidade com atuação muito vasta, o médico endocrinologista pode ser responsável por acompanhar e tratar doenças ósseas, diabetes e obesidade, tumores em que há uma grande produção de hormônios e doenças autoimunes.

 

3. Quais são as principais doenças tratadas pelo Endocrinologista?

 

Diabetes

A diabete mais usual é do tipo 2, sendo ligada à obesidade e à resistência da insulina, que é um hormônio. Na grande parte dos casos, são indicados tratamentos orais ou injetáveis. Também há a diabete do tipo 1, relacionada à redução de insulina, sendo diagnosticada ainda na infância ou na adolescência. O endocrinologista é indicado para o tratamento e acompanhamento de ambas.

 

Obesidade

De modo geral, a obesidade é uma relação desigual entre o consumo e o gasto calórico do indivíduo. O médico endocrinologista acompanhará as consequências da obesidade no corpo do paciente, de modo a prescrever medicamentos, tratamentos ou cirurgia.

 

Disfunção na tireoide

As disfunções na tireoide estão entre uma das principais causas de doenças endocrinológicas. Pode ser tanto relacionado à redução de hormônios quanto ao excesso, ocasionando perda de cabelos, cansaço excessivo, perda de peso, entre outros. Então, é necessário um acompanhamento com um endocrinologista para diagnosticar e determinar o melhor tratamento, de forma individualizada.

 

Osteoporose

Além disso, alterações ósseas também podem ser tratadas com o auxílio de um médico endocrinologista.

 

Puberdade

Também, o médico endocrinologista pode ser consultado visando investigar possíveis mudanças, de forma acelerada ou tardia, em jovens e adolescentes, prescrevendo o tratamento correto para cada caso.

 

4. Quando devo procurar um Endocrinologista?

 

Primeiramente, o correto a ser realizado é ir ao médico para analisar cada caso de maneira individualizada e para que possa ser indicado o tratamento correto. Todavia, alguns sintomas podem indicar alguma modificação nos hormônios, evidenciando que o médico endocrinologista deverá ser consultado, como:

·         Cansaço excessivo;

·         Pelos em demasiada proporção em mulheres;

·         Problemas relacionados ao ganho ou perda de peso;

·         Colesterol alterado;

·         Mudanças os ciclos menstruais;

·         Sede excessiva;

·         Puberdade antecipada ou tardia;

·         Tireoide.

 

5. Onde se consultar com um endocrinologista?

 

Buscando clínica médica com especialistas em endocrinologia para agendar a sua consulta? Conheça a Clínica Médica Rede Mais Saúde. Somos uma clínica médica popular e acessível para todos, com localização em Belém e Ananindeua, com endocrinologistas especialistas.

Nosso objetivo é oportunizar saúde para todos, com atendimento seguro e ágil, além de profissionais capacitados e preço justo. Contamos com inúmeras especialidades médicas, como: exames laboratoriais, odontologia, especialidades médicas e medicina do trabalho.

Por fim, temos uma novidade! Agora, para você agendar e receber atendimento ficou muito mais fácil e conveniente. Lançamos a Josy, nossa assistente virtual via WhatsApp. Com ela, a partir de um atendimento rápido e prático, você consegue agendar a sua consulta ou exames, escolhendo a unidade e o atendimento desejado.

Após, você informa os dados do paciente e recebe o valor do atendimento escolhido, e um dos nossos atendentes irá entrar em contato para confirmar a data e o horário do seu atendimento. Fácil, né? Venha conhecer o nosso novo atendimento via WhatsApp!

 

Concluindo…

 

Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Clínica Médica Rede Mais Saúde, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito dos tópicos sobre endocrinologia.

 

Fique por dentro das nossas últimas postagens!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.