logo
Doenças Reumáticas: conheça as causas e tratamentos.

Você sabe o que são doenças reumáticas? Sabe como identificá-las? Quais partes do corpo as doenças reumáticas podem interferir? Afetam apenas pessoas idosas? Quais as consequências causam à saúde?

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças reumáticas, ou como é popularmente conhecido como reumatismo, acometem cerca de 15 milhões de pessoas em todo o globo. As doenças reumáticas são doenças que afetam o aparelho locomotor humano, tais como articulações e cartilagens. Todavia, também podem prejudicar outras partes do corpo, como olhos, coração, rins e pulmões. Além disso, há uma falsa percepção que as doenças reumáticas acometem apenas pessoas com idade avançada, o que é mentira, visto que, o reumatismo pode sim prejudicar pessoas em todas as faixas etárias.

 

O reumatismo é uma doença que afeta a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos. Por isso, é essencial informar-se a respeito dos primeiros sinais das doenças reumáticas, bem como, quais os tratamentos podem ser indicados no seu caso e quando procurar ajuda médica especializada.

 

Se você deseja conhecer mais a respeito das doenças reumáticas, acompanhe a leitura desse post.

 

A seguir, listamos os tópicos que abordaremos daqui em diante. Veja:

 

1. O que são Doenças Reumáticas?

2. Qual especialista trata Doenças Reumáticas?

3. Quais os primeiros sinais de Doenças Reumáticas?

4. Qual a importância do diagnóstico precoce?

5. Quais são os tratamentos para Doenças Reumáticas?

6. Onde se consultar com Reumatologista?

 

Preparado? Vamos lá!

 

1. O que são Doenças Reumáticas?

 

Inicialmente, é preciso ter em mente que as doenças reumáticas não se referem a uma patologia apenas, mas sim, a um grupo de doenças que prejudicam o aparelho locomotor humano, tais como articulações, ossos, ligamentos, músculos, tendões e cartilagens. Os principais sinais das doenças reumáticas podem ser:

 

·         Dores nas articulações;

·         Vermelhidão e inchaço nas articulações;

·         Dificuldade de movimentação;

·         Dores ao movimentar e esticar os braços;

·         Dores nos ombros;

 

Se você está com sintomas parecidos, entre em contato e agende sua consulta com um dos nossos médicos especialistas em reumatologia.

 

Além disso, como mencionamos acima, as doenças reumáticas não afetam apenas indivíduos com idade avançada ou de determinado sexo, podendo prejudicar pessoas de todas idades. Ademais, pode haver agravo das patologias dependendo de fatores como genética, obesidade, ansiedade, sedentarismo, depressão e estresse. As doenças reumáticas não são contagiosas e, apesar de não terem cura, a partir de um tratamento assertivo, podem apresentar melhora significativa na saúde e qualidade de vida do paciente.

 

2. Qual especialista trata Doenças Reumáticas?

 

O médico reumatologista é o profissional indicado para analisar as possíveis causas de doenças reumáticas nos pacientes, avaliando o quadro clínico do mesmo e realizando os exames necessários para indicar o tratamento assertivo.

Para realizar o diagnóstico e a prevenção das doenças reumáticas, é necessária uma consulta com um reumatologista, onde o mesmo solicitará exames para entender as motivações dos sintomas. Além disso, durante a consulta, o reumatologista pode realizar perguntas, de modo a entender o histórico familiar do paciente.

 

3. Quais os primeiros sinais de Doenças Reumáticas?

 

Os primeiros sintomas de reumatismo podem ter motivações distintas, levando em consideração que há diversas patologias. Todavia, alguns sintomas são comuns à grande parte das doenças reumáticas, sendo as principais:

 

·         Dor nas articulações;

·         Dores musculares;

·         Dor nos tendões;

·         Dor nos ligamentos;

·         Rigidez nas articulações;

·         Fadiga muscular;

·         Inchaço ou calor no local;

·         Falta de força muscular;

·         Dificuldade em realizar certos movimentos;

 

4. Qual a importância do diagnóstico precoce?

 

Infelizmente, as doenças reumáticas são pouco divulgadas e a grande parte da população ignora os primeiros sinais das doenças. Todavia, o reumatismo pode trazer consequências negativas à qualidade de vida dos indivíduos, exigindo uma atenção especial ao diagnóstico precoce.

Além de ser um dos maiores causadores de aposentadoria precoce por invalidez, as doenças reumáticas tendem a agravar o quadro clínico com o passar do tempo, dificultando e até limitando a realização de diversas atividades ditas “normais”, tais como pentear os cabelos ou escovar os dentes.

Portanto, é imprescindível que o paciente realize um diagnóstico precoce para minimizar as possíveis consequências e impedir o agravamento, possibilitando que o mesmo preserve suas funções profissionais e possa levar uma vida sem maiores preocupações.

 

5. Quais são os tratamentos para Doenças Reumáticas?

 

Dificilmente será possível determinar com exatidão o tratamento correto para as doenças reumáticas, visto que, existem diversas patologias. Por isso, é essencial que o indivíduo realize uma consulta com um médico reumatologista a fim de indicar o melhor tratamento para cada caso e para a doença em específico.

De modo geral, as principais indicações de tratamentos para doenças reumáticas são:

 

·         Medicamentos;

·         Fisioterapia;

·         Dieta;

·         Prática de atividade físicas;

 

6. Onde se consultar com Reumatologista?

 

Você está buscando Clínica Médica Popular para agendar uma consulta com um médico reumatologista? Conheça a Clínica Médica Rede Mais Saúde. Somos uma clínica médica popular e acessível para todos, com localização em Belém e Ananindeua, com reumatologistas especialistas.

Buscamos oportunizar a saúde de qualidade e acessível a todos, prestando um atendimento seguro e rápido, com profissionais capacitados e preços que cabem no bolso. Contamos com inúmeras especialidades médicas, como: exames laboratoriais, odontologia, especialidades médicas e medicina do trabalho.

 

Concluindo…

 

Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Clínica Médica Rede Mais Saúde, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito dos tópicos sobre doenças reumáticas.

 

Fique por dentro das nossas últimas postagens!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.