Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
DOENÇAS NEUROLÓGICAS: O QUE SÃO E COMO TRATÁ-LAS?

DOENÇAS NEUROLÓGICAS: O QUE SÃO E COMO TRATÁ-LAS?

Você sabe o que são as doenças neurológicas? Como tratá-las? Como identificá-las? Como elas afetam o corpo humano? Quais são os possíveis causadores? Quais as principais doenças neurológicas? Para responder todas essas perguntas e aprofundar no assunto a respeito das doenças neurológicas, preparamos esse post com muita informação e conteúdo relevante.

As doenças neurológicas são patologias que acometem, principalmente, o sistema nervoso central e periférico, em regiões como cérebro, nervos e medula espinhal. Tais patologias afetam diversos fatores, como a capacidade motora, dificultando movimentos voluntários (falar, habilidade para se alimentar, caminhar, dentre outros), e também a capacidade cognitiva, principalmente prejudicando a memória e a eficiência no aprendizado.

De modo geral, as doenças neurológicas podem ser classificadas conforme as origens das patologias, bem como, aquelas em que não é possível determinar com exatidão a sua origem ou motivação inicial, são classificadas como doenças funcionais. Podemos citar como exemplo de doenças funcionais a fibromialgia, enxaqueca crônica e cefaleia.

Conforme último estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, cerca de seis milhões de pessoas são acometidas pelas doenças neurológicas e morrem em decorrência desse tipo de patologia. As principais causas do desenvolvimento das doenças neurológicas são: fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo e infecções.

Logo, quanto mais rapidamente for realizado o diagnóstico de uma doença neurológica, mais chances terá o paciente de ter sucesso no tratamento. Por isso, elaboramos esse post reunindo os principais temas a respeito dessas patologias. Quer saber mais? Continue a leitura!

Para ajudar na navegação, listamos abaixo os tópicos que abordaremos a seguir:

1. O QUE SÃO DOENÇAS NEUROLÓGICAS?
2. QUAL ESPECIALISTA TRATA DOENÇAS NEUROLÓGICAS?
3. QUAIS OS PRIMEIROS SINAIS DE DOENÇAS NEUROLÓGICAS?
4. COMO TRATAR AS DOENÇAS NEUROLÓGICAS?
5. ONDE SE CONSULTAR COM NEUROLOGISTA?

Preparado? Vamos lá!

1. O QUE SÃO DOENÇAS NEUROLÓGICAS?

As doenças neurológicas são patologias que interferem no funcionamento do sistema nervoso central e periférico. Em termos práticos, as doenças neurológicas afetam o cérebro, a medula espinhal, nervos (cranianos e periféricos), raízes nervosas e músculos.

Além disso, se encaixam em doenças neurológicas diversos distúrbios, como por exemplo epilepsia, doença de Alzheimer, doenças cerebrovasculares, enxaquecas, esclerose múltipla, doença de Parkinson, neuromielite óptica, tumores cerebrais, distúrbios traumáticos do sistema nervoso e outros distúrbios neurológicos que ocasionam desnutrição. Com mais de 600 patologias já detectadas, as doenças neurológicas são responsáveis pela morte de aproximadamente seis milhões de pessoas anualmente, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dado que o cérebro, a medula espinhal e os nervos que constituem o sistema nervoso, controlando todo o funcionamento harmônico e regular do corpo, qualquer parte que não esteja em pleno funcionamento pode afetar todo o corpo. Por isso, podemos perceber problemas em diversos aspectos do corpo humano, como no movimento, deglutição, respiração, memória, sentidos, humor e até mesmo aprendizagem.

2. QUAL ESPECIALISTA TRATA DOENÇAS NEUROLÓGICAS?

De modo geral, o médico especialista que estuda, diagnostica e trata as doenças neurológicas é o neurologista. Ele é o especialista que buscará compreender os motivadores dos primeiros sinais e determinar qual patologia pode estar relacionada e qual tratamento será o mais eficaz e seguro para cada caso individualmente.

Além disso, o neurologista comumente realiza uma vasta gama de exames para compreender o estado do sistema nervoso do paciente, como:

- Eletroencefalograma;
- Avaliação Neuropsicológica;
- Tomografia Computadorizada;
- Ressonância magnética;
- Punção Lombar;

Também destacamos que o neurologista pode ou não realizar procedimentos cirúrgicos, a depender se possui especialização em neurocirurgia. E para finalizar, há uma especialização dentro da neurologia que é a neuropediatria, em que a função é a mesma do neurologista, todavia, trata de doenças neurológicas de crianças e adolescentes.

3. QUAIS OS PRIMEIROS SINAIS DE DOENÇAS NEUROLÓGICAS?

Não é fácil definir assertivamente os primeiros sinais de doenças neurológicas, porém, listamos a seguir as razões que podem motivar o paciente a ir até o neurologista e realizar uma consulta. São eles:

- Dores de cabeça constantes;
- Dores crônicas;
- Tonturas;
- Vertigens;
- Dificuldade de movimentação;
- Convulsões;
- Dormência;
- Formigamento;
- Fraqueza;
- Problemas de visão;
- Problemas de memória;
- Confusão mental;
- Esquecimento regular;
- Problemas de sono.

Logo, se você está tendo constantemente alguns desses problemas, é indicado realizar uma consulta com médico neurologista a fim de investigar as causas e, se necessário, tratá-las.

4. COMO TRATAR AS DOENÇAS NEUROLÓGICAS?

Como comentado anteriormente, são mais de 600 patologias neurológicas, sendo praticamente impossível definir um tratamento que seja eficaz para todas. Portanto, é necessário uma avaliação individual do médico a partir de exames para indicar o melhor e mais seguro tratamento para cada caso.

De modo geral, para as doenças chamadas de neuropatias, os tratamentos mais utilizados atualmente são o uso de remédios antidepressivos e anticonvulsivantes, de modo a atuar no sistema nervoso central e periférico, diminuindo a dor. Além disso, pode ser avaliado o uso de medicações adjuvantes, auxiliando no tratamento.

Também destacamos que, juntamente com as medicações, para se ter um êxito surpreendente no tratamento, é essencial que o paciente realize atividade física ou de reabilitação, bem como, terapia mental.

5. ONDE SE CONSULTAR COM NEUROLOGISTA?

Está procurando por uma Clínica Médica Popular para agendar sua consulta com um médico neurologista? Venha conhecer a Clínica Médica Rede Mais Saúde. Somos uma clínica médica popular e acessível para todos, com localização em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro, com neurologistas e neurocirurgiões especialistas.

Nossa missão é propiciar uma saúde de qualidade e acessível para todos, prestando um atendimento ágil e humanizado, com profissionais capacitados e preços que cabem no seu bolso. Contamos com inúmeras especialidades médicas, como: exames laboratoriais, odontologia, especialidades médicas e medicina do trabalho.

Concluindo…

Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Clínica Médica Rede Mais Saúde, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito dos tópicos sobre doenças neurológicas.

Fique por dentro das nossas últimas postagens!

Clique para Ligar
Agendamento Online