Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
DOENÇA RENAL CRÔNICA: CONHEÇA OS TIPOS MAIS COMUNS DE DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS.

DOENÇA RENAL CRÔNICA: CONHEÇA OS TIPOS MAIS COMUNS DE DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS.

Você já ouviu falar de doença renal crônica? Sabe o que é a doença renal crônica? Quais os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças renais crônicas? Quais os principais sintomas da doença renal crônica? Quais os tipos mais comuns de doenças renais crônicas? Como é o tratamento para a doença renal crônica? Quais as causas da doença renal crônica? Preparamos esse blog post com as principais informações sobre as doenças renais crônicas. Acompanhe até o fim!

Caracterizada com a perda da competência que os rins possuem de filtragem de resíduos e líquidos, bem como regulagem de diversas substâncias químicas, a doença renal crônica, também conhecida como insuficiência renal crônica, é uma patologia que acomete 10% da população brasileira.

Por conta disso, o termo Doenças Renais Crônicas se refere ao conjunto de modificações que acometem as funcionalidades básicas dos rins, interferindo diretamente na sua estrutura e composição, levando-se em consideração os diversos fatores de risco para cada caso.

O seu aparecimento e desenvolvimentos muitas vezes é assintomático, com o paciente nem suspeito que possui tal doença. Porém, com o passar do tempo e a deterioração dos órgãos, a situação pode piorar e muitas vezes se tornar grave, fazendo com que o paciente realize imediatamente um tratamento, como é o caso da hemodiálise.

Além disso, alguns dados importantes sobre os rins é que eles trabalham para limpar do organismo toda a água e resíduos em excesso, bem como, tornar limpo o sangue que circula no corpo humano, realizando tal atividade 300 vezes ao dia, em média, visto que cerca de 1.500 litros de sangue percorrem os rins.

Quer saber mais sobre as doenças renais crônicas? Acompanhe esse post até o fim. A seguir, listamos os principais tópicos que abordaremos. Veja:

1. O QUE É UMA DOENÇA RENAL CRÔNICA?
2. QUAIS SÃO AS DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS?
3. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA DOENÇA RENAL CRÔNICA?
4. QUAL O TRATAMENTO DE UMA DOENÇA RENAL CRÔNICA?
5. QUAL A DIFERENÇA ENTRE DOENÇA RENAL CRÔNICA E INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA?
6. ONDE REALIZAR O TRATAMENTO DE DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS?

Vamos lá?!

1. O QUE É UMA DOENÇA RENAL CRÔNICA?

A doença renal crônica é caracterizada por um desenvolvimento gradual, em que o rim vai perdendo sua capacidade de realizar as funções básicas. De início, a doença renal crônica pode ser assintomática ou com sintomas sutis, quase que imperceptíveis.

Além disso, a doença renal crônica, justamente por apresentar as características de aos poucos ir piorando e de forma contínua ir se desenvolvendo, diversas outras funções, ligadas ou que dependem dos rins, podem ser afetadas, complicando a situação do paciente.

As doenças renais crônicas são patologias que não podem ser reversíveis, visto que com o tempo e a deterioração dos rins, a função renal vai perdendo sua capacidade. A partir da indicação médica, será possível determinar o tratamento adequado para cada caso.

Para diminuir as consequências das doenças renais crônicas, é essencial que o paciente realize um diagnóstico com um especialista, a fim de evitar a evolução e indicar o tratamento mais pertinente.

2. QUAIS SÃO AS DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS?

Cálculos renais: Possuindo como principal sintoma a coloração escura da urina, as pedras nos rins possuem como principais causadores a baixa ingestão de água, consumo em excesso de sal e proteínas.

Por conta desse acúmulo, pequenas pedras vão se acumulando, ocasionando que quando se deslocam pelo canal da uretra, surjam fortes dores, devida a obstrução do fluxo urinário.

Infecção renal: Provocada pela bactéria cistite, alojada na bexiga, a infecção renal possui como sintomas febre e dores abdominais no lado afetado pelo deslocamento da bactéria até o rim. Para tratamento, a indicação médica pode ser o uso de antibióticos.

Câncer de rim: Apesar de ser raro de ocorrer, o câncer de ruim tem como motivador o excesso de cistos renais. Para o diagnóstico, o especialista pode solicitar a realização de exames de imagem, com o intuito de identificar de forma assertiva qual tratamento é o mais indicado para cada caso. Se diagnosticados e tratados ainda na sua fase inicial, a chance de cura de câncer de rim maligno é bem alta.

Insuficiência renal: Caracterizada como a dificuldade gradual que o rim vai encontrando para filtrar as substâncias e resíduos. Diversas doenças, como diabetes e hipertensão arterial, podem influenciar negativamente na danificação dos rins, quando não apresentarem um tratamento adequado.

3. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA DOENÇA RENAL CRÔNICA?

Dentre os principais sintomas que o paciente sente quando possui alguma das doenças renais crônicas, se destacam:

Náuseas e vômitos;
Dificuldade de urinar;
Pressão alta;
Dor ao urinar;
Urinar de forma constante;
Urina com muita espuma;
Dor lombar ao urinar;
Inchaço ao redor das pernas;

4. QUAL O TRATAMENTO DE UMA DOENÇA RENAL CRÔNICA?

Inicialmente, é preciso destacar que é essencial que o paciente realize uma consulta com especialistas em doenças renais crônicas, a fim de indicar o tratamento mais adequado para o seu caso, analisando em que estágio se encontra a doença. Em vista disso, o especialista poderá indicar um tratamento mais conservador, a partir de medicamentos e mudanças em certos hábitos, bem como, uma dieta balanceada.

Já por outro lado, o médico também pode analisar se o mais indicado é a realização de tratamentos por diálise, onde serão utilizados certos equipamentos que irão realizar a função que o rim realizaria, a fim de filtrar todas as impurezas e excesso de água e sais minerais no organismo.

5. QUAL A DIFERENÇA ENTRE DOENÇA RENAL CRÔNICA E INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA?

A doença renal crônica é um conjunto de todos tipos de doenças relacionadas a perda da capacidade do rim de filtrar as substâncias em excesso, como a água e sais minerais, fazendo com que, como uma doença gradual, outras funções do organismo possam ser afetadas.

Já a insuficiência renal crônica é um dos principais problemas relacionados ao rim, visto que, o rim encontrará dificuldades em reter substâncias e resíduos, sendo influenciado negativamente por outras doenças, tais como diabetes e hipertensão arterial.

6. ONDE REALIZAR O TRATAMENTO DE DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS?

Buscando uma Clínica Médica Popular completa e com preços acessíveis para realizar uma consulta com um especialista em doenças renais crônicas em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro? Venha conhecer a Clínica Médica Rede Mais Saúde, contamos com equipamentos de última geração e infraestrutura completa para melhor lhe atender. Nossa missão é oportunizar saúde de qualidade e acessível para todos os públicos a partir de preços acessíveis.

Clique para Ligar
Agendamento Online