DIABETES: QUAIS OS CUIDADOS QUE UMA PESSOA DIABÉTICA DEVE TER?

Você é uma pessoa diabética? Tem algum familiar com diabetes? Sabe quais são os cuidados que uma pessoa com diabetes deve ter no dia a dia? Segundo levantamentos do Ministério da Saúde, 7,6% dos brasileiros são diagnosticados com diabetes, tornando ela uma das principais doenças crônicas do país.

No quadro global, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que 425 milhões de adultos sejam diabéticos no mundo todo, e que metade dessas pessoas não sabem que têm a condição. Por isso, é essencial realizar exames periódicos e tomar os cuidados necessários para ter uma boa noção de sua condição e evitar imprevistos.

Neste post, a Rede Mais Saúde vai te dar um panorama geral sobre os cuidados relacionados à diabetes e responder às seguintes perguntas frequentes sobre o assunto:

1. O QUE É DIABETES?
2. QUAIS OS TIPOS DE DIABETES?
3. QUAIS AS CAUSAS DA DIABETES?
4. QUAL O TRATAMENTO DA DIABETES?
5. QUAIS OS CUIDADOS QUE UMA PESSOA DIABÉTICA DEVE TER?

1. O QUE É A DIABETES?

A Diabetes Mellitus é uma doença que causa a hiperglicemia, ou seja, a elevação excessiva da quantidade de glicose no sangue. A glicose é absorvida para dentro das células por meio do hormônio da insulina, produzido no pâncreas. No entanto, pessoas diabéticas têm problemas na produção do hormônio e acabam com uma concentração excessiva de glicose na corrente sanguínea. A Glicose é essencial para a manutenção das atividades do metabolismo, porém para isso deve ser absorvida para as células.

2. QUAIS OS TIPOS DE DIABETES?

Com os avanços na medicina no geral e nos exames relacionados à diabetes, foram identificados dois tipos diferentes de diabetes, denominados Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2. Mas , afinal, quais são as diferenças entre os tipos de diabetes?

Diabetes Tipo 1 (DM 1)

A Diabetes Tipo 1 (DM1) é caracterizada pela destruição das células pancreáticas beta por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio corpo contra as células beta, causando a falta de insulina. Nesse caso pode ser detectada em exames de sangue a presença desses anticorpos, chamados: ICA, IAAs, GAD e IA-2. Os ancitcorpos estão presentes em cerca de 85 a 90% dos casos de Diabetes Tipo 1 no momento do diagnóstico. Em geral costuma ser mais frequente em crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em idades mais avançadas também.

Diabetes Tipo 2 (DM 2)

Este tipo de diabetes engloba a grande maioria dos casos, cerca de 90% dos casos. Em pacientes com diabetes tipo 2, a insulina é produzida pelas células beta pancreáticas, no entanto, sua ação está dificultada, gerando um quadro de resistência insulínica.

Isso vai levar a um aumento da produção de insulina para tentar manter a glicose em níveis normais. Quando isso não é mais suficiente, surge a diabetes. A instalação do quadro ocorre com mais lentidão e os sintomas – sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros – podem demorar muitos anos até se manifestarem. Se não diagnosticado e tratado a tempo, também pode evoluir para um quadro grave de desidratação e até coma.

Diferente do Diabetes Tipo 1, há geralmente relação com aumento de peso e casos de obesidade, atingindo principalmente adultos de 50 anos ou mais. Porém, observa-se, cada vez mais, o desenvolvimento desse quadro em adultos jovens e até em crianças. Isso se deve, principalmente, pelo crescente aumento do consumo de gorduras e carboidratos aliados à falta de atividade física. Assim, o médico endocrinologista tem a chance de diagnosticar o diabetes ainda em sua fase inicial, haja visto a grande quantidade de pacientes que procuram este profissional por problemas de obesidade.

Além da diabetes tipo 1 e 2, existem casos mais raros de outros tipos de diabetes que incluem:

• defeitos genéticos da função da célula beta (MODY 1, 2 e 3),
• defeitos genéticos na ação da insulina,
• doenças do pâncreas (pancreatite, tumores pancreáticos, hemocromatose),
• outras doenças endócrinas (Síndrome de Cushing, hipertireoidismo, acromegalia)
• uso de certos medicamentos.
• Diabetes Gestacional (caso temporário que se desenvolve em mulheres durante a gravidez)

3. QUAIS AS CAUSAS DA DIABETES?

A diabetes, como explicado anteriormente, é causada pela deficiência na produção ou funcionamento do hormônio da Insulina. Além de fatores genéticos, existem alguns hábitos que podem favorecer o desenvolvimento da diabetes em pacientes:

• Falta de exercícios físicos
• Sedentarismo
• Alimentação não balanceada
• Ingestão excessiva de gorduras
• Falta de acompanhamento médico

4. QUAL O TRATAMENTO DA DIABETES?

Devido a suas diferenças, as diabetes tipo 1 e 2 não são tratadas da mesma forma, exigindo distinção entre as duas antes do início do tratamento.

Tratamento da Diabetes Tipo 1

O tratamento da Diabetes Tipo 1 é realizado por meio de injeções diárias de insulina para normalizar o nível de glicose no sangue. Além de injeções de insulina, é necessário para o tratamento o glicosímetro, aparelho de medição de glicose no sangue.

A injeção de insulina pode ser aplicada em qualquer lugar que dê acesso à camada de gordura logo abaixo da pele. Os locais indicados para a aplicação de insulina são barriga, coxa, braço, região da cintura e glúteo.

Dependendo de cada caso, o médico endocrinologista pode receitar também remédios por via oral para o tratamento da Diabetes Tipo 1.

Tratamento da Diabetes Tipo 2

O Diabetes Tipo 2 está diretamente ligado ao sedentarismo, falta de atividade física e alimentação inadequada, causando elevação dos triglicerídeos. Por isso, é muito importante manter-se atento, simultaneamente, a outras doenças que surgem a partir desses hábitos, para que elas sejam tratadas em conjunto com a Diabetes Tipo 2.

O tratamento da Diabetes Tipo 2 é realizado com medicamentos orais em conjunto com a realização de uma reeducação alimentar e introdução da atividade física regular na rotina do paciente.

5. QUAIS OS CUIDADOS QUE UMA PESSOA DIABÉTICA DEVE TER?

A Diabetes exige cuidados especiais dos pacientes em seu dia a dia para que possam manter a doença controlada e uma maior qualidade de vida. Pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença na vida de um paciente com diabetes.

Por isso, vamos listar alguns cuidados que uma pessoa diabética deve tomar na sua rotina:

1. Consulte um médico endocrinologista e se informe sobre seu caso

Descubra qual seu tipo de diabetes, quais os tratamentos disponíveis e mantenha consultas regulares com seu médico endocrinologista para acompanhar seu caso de perto.

2. Mude seus hábitos alimentares

Uma boa alimentação é chave no tratamento de qualquer doença, mas seu impacto é elevado no caso da diabetes, que tem relação direta com o consumo de açúcar. Coma mais frutas e verduras, priorizando produtos integrais no caso dos carboidratos. Reduzir os industrializados também é um passo muito efetivo.

3. Pratique atividades físicas

A atividade física faz com que seu organismo gaste mais energia e, consequentemente, regule melhor os níveis de açúcar no sangue. Atividades aeróbicas são as mais recomendadas para diabéticos, pelo alto gasto de energia durante a prática.

4. Aplique a Insulina no local mais confortável para você

A injeção de insulina pode ser aplicada em diversas partes do corpo: barriga, coxa, braço e glúteo; então encontrar o local que causa menos desconforto para você é essencial para uma aplicação melhor.

5. Priorize a saúde dos olhos

Pessoas com diabetes têm mais fragilidade nos tecidos dos olhos, como a córnea e a retina. Visitas regulares a um oftalmologista são essenciais para ter mais segurança ao longo do tempo.

6. Evite ao máximo beber ou fumar

O consumo de álcool aumenta o nível de glicose no sangue e causa a sobrecarga do fígado, ou seja, é uma péssima escolha para pessoas com diabetes. Já o cigarro aumenta o risco de doenças cardíacas, que têm relação direta com a diabetes tipo 2.

Neste post, a Rede Mais Saúde deu um panorama geral sobre a diabetes e seus cuidados. Buscando um Endocrinologista em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro? Então a Rede Mais Saúde é o local certo para você!

Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Clínica Médica Rede Mais Saúde, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito da diabetes e seus tratamentos.

Fique por dentro das nossas últimas postagens!