logo
Dia Panamericano da Saúde


O que é o Dia Panamericano da Saúde?

No dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Panamericano da Saúde (instituído pelo Decreto Federal nº 8.289 de 02/12/1941). É uma data que mobiliza o continente em torno de campanhas educativas e preventivas em busca de qualidade de vida e bem-estar, objetivando alertar a população para a importância de cuidar da saúde no dia-a-dia, de uma forma saudável, comendo bons alimentos, praticando esportes, mantendo a vacinação em dia.


Manter sua saúde: Um direito e dever do cidadão

A data é sempre um desafio, porque o avanço no setor da saúde que é uma questão prioritária para todos, passa pelo delicado aspecto da distribuição de renda e divisão dos recursos orçamentários, já que a grande maioria dos países panamericanos ainda são precários.

Isso significa o usufruto de benefícios sociais básicos, tais como moradia, alimentação, educação e infraestrutura de saúde, ainda é profundamente injusto.

São realizadas muitas ações e as principais são as recomendações em evitar doenças como: Aids, dependência química, exames de prevenção de câncer de mama e próstata entre outras.

Uma vida saudável é ficar longe de qualquer vício como: cigarro, bebidas ou drogas, pois o vício faz com que as pessoas não tenham uma boa saúde e uma vida longa.

Incentivar a prática de exercícios físicos, com o auxílio de uma boa alimentação, faz com que a pessoa tenha mais disposição e energia no dia-a-dia.

Mudar hábitos em defesa de sua saúde é evitar males que a podem atingir e faz com que você viva mais feliz e por muito mais tempo.

Graças a campanha do Dia Panamericano da saúde, muitas conquistas foram alcançadas. Uma delas, no Brasil, é a erradicação da poliomielite (a paralisia infantil), que ocorreu depois de uma extensiva campanha de vacinação, que se iniciou nessa data. Além disso, há ainda extensa campanha de controle regular das vacinações, boa alimentação e prática de esportes.

A erradicação da paralisia infantil: Resultado das ações brasileiras e a organização Pan-Americana de saúde

A erradicação da poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é o principal exemplo do sucesso das campanhas de vacinação de crianças. A pólio é uma doença letal causada por um vírus que atinge o sistema nervoso, ocasionando destruição dos neurônios motores e levando a criança à paralisia.

A Erradicação da Poliomielite foi registrada no Brasil pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em 1994.

A data não nos lembra de cuidar apenas de nossa saúde, mas  de olhar a saúde da nossa região como um todo. exigindo do governo serviços públicos de saneamento, vacinação, atenção à saúde da população, entre outros.


Sobre a Rede Mais Saúde

A REDE MAIS SAÚDE tem por missão promover a saúde a todos com respeito, ética, simplicidade e comprometimento, independentemente da classe social de seus pacientes. Esse é o principal objetivo, desde que abriram as portas em 2015 na cidade de Belém. A clínica tem como público alvo as pessoas que não tenham plano de saúde. 


Agende já o seu tratamento conosco.

CALL CENTER: 3344-2250 / 98520-7358 - zapp

END.: Av. Almirante Barroso, 4750 esquina com a Av. Tavares Bastos

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp