Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
CÂNCER DE PÊNIS: CONHEÇA AS CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS.

CÂNCER DE PÊNIS: CONHEÇA AS CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS.

Você sabe o que é o câncer de pênis? O que pode aumentar o risco de surgimento do câncer de pênis? Quais os principais sintomas e sinais do câncer de pênis? Como é o diagnóstico do câncer de pênis? Quais exames realizar para detectar o câncer de pênis? Como é realizado o tratamento do câncer de pênis? Qual a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de pênis? Qual é o grupo de risco para desenvolvimento do câncer de pênis? Elaboramos esse blog post com as principais informações sobre câncer de pênis, a fim de conscientizar e ajudar a todos sobre essa doença. Acompanhe até o fim!

O câncer de pênis é um tumor com casos esporádicos, tendo sua maior incidência em homens com idade acima de 50 anos, mas nada impede de também ser desenvolvido em cidadãos do sexo masculino com idade inferior a 50 anos. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2019, houve 458 mortes relacionadas ao câncer de pênis no país, representando cerca de 2% dos registros de câncer que afetam o homem, com maior ocorrência nas regiões norte e nordeste do Brasil.

Na grande parcela dos registros de câncer de pênis, os principais potenciadores são a falta ou má higiene íntima, bem como a infecção do vírus pipolmavírus humano (HPV) e a não remoção do prepúcio da glande do pênis. Em vista disso, é essencial o diagnóstico precoce a fim de impossibilitar o desenvolvimento do câncer de pênis e, em situações graves, a amputação do genital, produzindo inúmeros efeitos negativos, tanto psicológicos, sexuais e físicos para o paciente.

Para ajudar na conscientização e tornar acessível a informações sobre a doença, inúmeras campanhas vêm sendo realizadas anualmente, como é o caso da campanha Novembro Azul.

Quer saber mais sobre o câncer de pênis? A seguir listamos os principais tópicos que abordaremos sobre o tema. Veja:

1. O QUE É CÂNCER DE PÊNIS?
2. O QUE CAUSA O CÂNCER DE PÊNIS?
3. QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PÊNIS?
4. COMO DIAGNOSTICAR O CÂNCER DE PÊNIS?
5. QUAL O TRATAMENTO DO CÂNCER DE PÊNIS?
6. QUAL A DIFERENÇA ENTRE CÂNCER DE PÊNIS E CÂNCER DE PRÓSTATA?
7. ONDE REALIZAR O TRATAMENTO DO CÂNCER DE PÊNIS?

Preparado? Vamos lá!

1. O QUE É CÂNCER DE PÊNIS?

Caracterizado como um tumor pouco frequente, o câncer de pênis pode manifestar-se no órgão ou na pele que o reveste, de modo a ocasionar modificações notórias na coloração e textura da pele, bem como, pode ser encontrado feridas com dificuldade de cicatrização.

O grupo que o câncer de pênis mais acomete é indivíduos do sexo masculino com idade a partir de 60 anos. Todavia, nada impede de haver alguns casos em jovens. Além disso, os principais fatores que contribuem para o surgimento do câncer de pênis é a má higienização do órgão, tabagismo e relação sexual sem utilização de preservativos.

Apesar disso, o câncer de pênis possui cura, atingindo altos índices quando diagnosticados ainda no início.

2. O QUE CAUSA O CÂNCER DE PÊNIS?

Como comentado anteriormente, o câncer de pênis é uma doença que pode trazer consequências negativas para os homens. Em vista disso, é preciso conhecer quais são os principais fatores que cooperam para o desenvolvimento do câncer de pênis. São eles:

Falta de instrução e conscientização sobre o tema.

Má ou falta de higiene do órgão.

Estreitamento do prepúcio. Para os homens que não realizaram a remoção do prepúcio, ou seja, da pele que reveste a glande, o risco de desenvolvimento do câncer de pênis é maior.

Infecção pelo vírus HPV.

3. QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PÊNIS?

Agora que você já sabe o que é e quais são os principais fatores que aumentam o risco de surgimento do câncer de pênis, é preciso estar atento aos primeiros sinais, a fim de buscar orientação médica o quanto antes. Logo, preste atenção aos seguintes sintomas:

Dificuldade de cicatrização de feridas;
Feridas presentes na glande ou no prepúcio;
Secreção com odor desagradável originando-se pela uretra;
Sangramento pelo pênis;
Dor e inchaço na região da virilha;

É preciso estar muito atento a esses sintomas e buscar ajuda médica especializada é essencial, visto que alguns desses sinais podem ser indícios de outras doenças, tais como herpes ou sífilis. Por conta disso, ao apresentar os sintomas citados anteriormente, agende uma consulta com um médico urologista para obter o diagnóstico correto do seu caso.

4. COMO DIAGNOSTICAR O CÂNCER DE PÊNIS?

De modo geral, o diagnóstico do câncer de pênis é realizado através de biópsia, ou seja, é realizada uma incisão em algum ponto que esteja lesionado e que esteja sob suspeita do tumor, a fim de compreender em que estágio se encontra, se é maligno, dentre outros.

Após a biópsia apontar o aparecimento do tumor, o médico especialista irá fazer uma análise a fim de compreender qual o melhor tratamento para a situação. Lembrando que, os casos de câncer de pênis quando diagnosticados precocemente, possuem elevados índices de cura. Porém, a realidade é que, por conta do câncer de pênis ser um tumor que se desenvolve com lentidão, a grande parcela dos homens não dão a devida atenção aos primeiros sinais da doença, possibilitando que o tumor se espalhe pelo corpo.

5. QUAL O TRATAMENTO DO CÂNCER DE PÊNIS?

Para realizar o tratamento do câncer de pênis, o paciente deverá procurar um especialista em oncologia ou urologia. Comumente, os médicos realizam como procedimento inicial de tratamento a remoção total ou do máximo que for possível do tecido que está acometido.

Após tal procedimento, o paciente poderá ser encaminhado para sessões de quimioterapia ou radioterapia, com o intuito de expelir todas as células tumorais que restaram.

É preciso destacar que, após a realização do procedimento cirúrgico e do estágio do tumor, o paciente poderá apresentar algumas complicações, tais como disfunção erétil.

6. QUAL A DIFERENÇA ENTRE CÂNCER DE PÊNIS E CÂNCER DE PRÓSTATA?

Via de regra, segundo especialistas sobre oncologia e urologia, o câncer de pênis pode ser facilmente diagnosticado, pois apresenta lesões penianas detectáveis e visíveis e associado a doenças sexualmente transmissíveis, enquanto o câncer de próstata se desenvolve de maneira silenciosa, sendo relacionada a diversos fatores, tais como genética, raça, idade, sedentarismo e dieta inadequada. Lembrando que para o diagnóstico do câncer de próstata, é necessário realizar exames característicos, como o toque retal e o PSA.

7. ONDE REALIZAR O TRATAMENTO DO CÂNCER DE PÊNIS?

Buscando uma clínica médica para realizar tratamento do câncer de pênis com segurança e rapidez em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro? Conheça a Clínica Médica Rede Mais Saúde. Somos uma clínica médica popular e acessível para todos, com unidades em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro.

Nosso objetivo é oportunizar saúde para todos, com atendimento seguro e ágil, além de profissionais capacitados e preço justo. Contamos com inúmeras especialidades médicas, como: exames laboratoriais, odontologia, especialidades médicas e medicina do trabalho.

Clique para Ligar
Agendamento Online