Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro

CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO E OUTUBRO ROSA.

Você sabe o que é Câncer de mama? Como o Câncer de mama é causado? Qual os sintomas do Câncer de mama? Como descobrir o Câncer de mama? Como tratar o Câncer de mama? Quais os riscos do Câncer de mama? O Câncer de mama é uma doença comum? Estas e outras diversas dúvidas sobre o Câncer de mama serão respondidas agora no blog da Rede Mais Saúde.

O Câncer de mama é um tipo de câncer que, como o próprio nome já se refere, ataca a mama. O Câncer de mama se baseia na multiplicação das células anormais da mama. Estas células que não deveriam estar ali, por sua vez acabam por criar um tumor maligno que pode se espalhar para outras áreas e órgãos.

A conscientização contra o Câncer de mama vem crescendo a cada ano, no mês de Outubro se é comemorado o Outubro rosa, onde o mês tem por representação a conscientização de tratamento e exame de checagem ao Câncer de mama.

O Câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comum no Brasil. Ele é muito perigoso e deve ser tratado com seriedade, pois quando descoberto cedo, normalmente o corpo da paciente responde bem ao tratamento, conseguindo eliminar o câncer.

Veja agora os tópicos que iremos abordar no nosso post sobre Câncer de mama:

1. O QUE É O CÂNCER DE MAMA?
2. QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA?
3. COMO TRATAR O CÂNCER DE MAMA?
4. QUAL O ESPECIALISTA RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER DE MAMA?
5. QUAIS OS EXAMES REALIZADOS EM CASO DE CÂNCER DE MAMA?
6. ONDE TRATAR O CÂNCER DE MAMA EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO?

Pronto? Então vamos lá!

1. O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

Como dito anteriormente, o Câncer de mama é uma proliferação de células na região da mama que acabam causando um tumor maligno e perigoso. Esta multiplicação de células que ocorrem de forma desordenada causam o conhecido Câncer de mama, doença perigosa e muito comum em mulheres. O Câncer de mama também ocorre em homens, porém estes são muito raros, representando cerca de 1% dos casos.

O Câncer de mama não possui uma causa exata diagnosticada, mas está relacionado as células mamárias e são mais comuns em mulheres acima de 50 anos. Fatores como sedentarismo, gravidez após os 30 anos e histórico familiar de casos também são prováveis agravantes para se ter o Câncer de mama.

Especialistas dizem que hábitos como peso corporal adequado, rotina saudável, alimentação correta e evitar bebidas alcoólicas reduzem o risco de se desenvolver o Câncer de mama.

2. QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA?

O Câncer de mama possui alguns sintomas aparentes, entre eles:

- Nódulo na mama: o famoso carocinho no seio. Muitas mulheres descobrem o Câncer de mama por meio deste exame de toque, que pode ser feito em frente ao espelho, sozinha em casa, caso sinta alguma anomalia (caroço, relevo) um especialista deve ser consultado para se ter certeza se há ou não alguma coisa naquela área.

- Secreção com sangue pelo mamilo: o mamilo liberando sangue e secreção também pode ser um fator de risco, caso esteja ocorrendo isto com você, vá o mais rápido possível a um profissional, ele será capacitado a lhe dizer se você está com Câncer de mama.

- Inchaço dos gânglios e perda de peso: estes também são coisas para se ficar de olho. Caso sinta mudanças na forma ou na textura do mamilo você também deve consultar um médico para ele lhe diagnosticar corretamente.

3. COMO TRATAR O CÂNCER DE MAMA?

O Câncer de mama possui algumas formas de ser tratado, confira algumas delas:

- Cirurgias: o Câncer de mama é tratado por 2 principais tipos de cirurgia, sendo eles a mais conservadora, que se baseia na remoção parcial da mama para a retirada do tumor. E também temos a mastectomia, que é a remoção total da mama, incluindo tecidos e etc. após as cirurgias pode ser feita a reconstrução da mama, um outro procedimento com fim de melhora estético.

- Radioterapia: a radioterapia também é um dos procedimentos realizados para o tratamento do Câncer de mama. Este procedimento utiliza raios ionizantes na área afetada para a eliminação do tumor. Pode ser divida em diversos tipos, como a radioterapia externa, Irradiação acelerada da mama e Radioterapia linfonodal, aí depende do profissional lhe dizer qual será o melhor para o seu caso.

- Quimioterapia: a Quimioterapia é um dos procedimentos mais famosos atuantes contra o Câncer de mama. A Câncer de mama, no entanto, é um procedimento muito agressivo com diversos efeitos colaterais, porém em alguns casos pode ser a melhor saída. Ele dura entre 3 e 6 meses de procedimentos.

O melhor procedimento para você somente um médico especialista poderá lhe dizer.

4. QUAL O ESPECIALISTA RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER DE MAMA?

O mastologista é o profissional responsável pelo tratamento das doenças da mama, incluindo o Câncer de mama, pois ele é o médico que possui a plena compreensão do funcionamento da mama.

A Rede Mais Saúde conta com profissionais capacitados para tratar você.

5. QUAIS OS EXAMES REALIZADOS EM CASO DE CÂNCER DE MAMA?

O Câncer de mama possui diversos exames para se verificar a situação ou até mesmo para a descoberta do tumor, alguns deles são:

- Ressonância magnética;
- Ultrassom;
- Radiografia de tórax;
- Cintilografia óssea;
- PET scan;
- Mamografia;
- Tomografia computadorizada.

Estes são alguns dos exames que são realizados para se descobrir ou acompanhar o Câncer de mama.

6. ONDE TRATAR O CÂNCER DE MAMA EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO?

O Câncer de mama pode ser tratado na Clínica Rede Mais Saúde, a Clínica popular com a maior qualidade em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro.

Contamos com profissionais capacitados para te atender. Então você já sabe, tratamento de Câncer de mama é na Clínica Rede Mais Saúde.

Clique para Ligar
Agendamento Online