Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
BIÓPSIA DE PRÓSTATA: O QUE É E PRA QUE SERVE?

BIÓPSIA DE PRÓSTATA: O QUE É E PRA QUE SERVE?

Você conhece o exame de Biópsia de Próstata? Sabia que ele pode detectar com precisão problemas na próstata como o câncer? No mês de novembro, é o momento de foco na saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata, o câncer que mais mata entre os homens no Brasil.

Neste post, a Rede Mais Saúde vai te dar um panorama geral sobre o exame de Biópsia de Próstata e responder às seguintes perguntas frequentes sobre o tema:

1. O QUE É A BIÓPSIA DE PRÓSTATA?
2. PARA QUE SERVE A BIÓPSIA DE PRÓSTATA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
3. COMO É FEITA A BIÓPSIA DE PRÓSTATA?
4. QUANDO É PRECISO FAZER A BIÓPSIA DE PRÓSTATA?
5. ONDE POSSO FAZER UMA BIÓPSIA DE PRÓSTATA?

1. O QUE É A BIÓPSIA DE PRÓSTATA?

A biópsia de Próstata é um exame que analisa o tecido da próstata em laboratório para confirmar ou descartar a presença de células cancerígenas no tecido da próstata ou outros problemas. O tecido é retirado com uma agulha e analisado em microscópio.

A biópsia da próstata é o único exame que pode confirmar com precisão a presença do câncer de próstata. Por isso, é muito comum que médicos solicitem a biópsia em pacientes que, anteriormente, deram sintomas da presença do câncer ou que tiveram indicações durante o exame de toque ou em exames de amostra de PSA.

2. PARA QUE SERVE A BIÓPSIA DE PRÓSTATA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

A Biópsia de Próstata serve para confirmar a presença de células cancerígenas no cancro da próstata, ou seja, é um exame de confirmação que vem depois de outros exames mais simples e menos invasivos. A Biópsia de Próstata é o momento que pode marcar a transição de um caso de suspeita de câncer para o início de um tratamento, ou seja, é importantíssimo realizar o exame de biópsia logo após a recomendação do médico urologista, por mais que ele seja invasivo.

É muito comum entre os homens o receio na hora de realizar os exames de ultrassom, biópsia da próstata e exame do toque; no entanto, a cultura de cuidar da saúde deve ser colocada acima de qualquer medo ou preconceito.

3. COMO É FEITA A BIÓPSIA DE PRÓSTATA?

A Biópsia de Próstata deve ser realizada sempre por um médico urologista, especialidade focada em saúde da próstata, bexiga, ureteres e uretra. O exame é invasivo e pode causar desconforto no paciente, porém ele não causa dor e pode ser realizado no consultório, inclusive com o uso de anestesia, em em média 10 minutos.

A Biópsia da Próstata é realizada através de alguns passos:

1. Inserção da sonda de ultrassom

O médico urologista insere pelo anus do paciente uma sonda similar às sondas utilizadas no exame de ultrassom da próstata, porém com uma agulha de biópsia acoplada. A agulha fica escondida até o momento em que será utilizada, então não há preocupação com ferimentos no momento da inserção.

2. Retirada do material com agulha

Após a inserção, o médico encontra a localização da próstata e a agulha sai de dentro da sonda para retirar pequenas quantidades de tecido do órgão. Geralmente são retiradas mais de 6 amostras, para aumentar a probabilidade de um resultado positivo (caso ele exista). A agulha é muito pequena, e a retirada do material não machuca a próstata nem o ânus do paciente.

Após a retirada, o paciente já pode ir embora, e o procedimento não costuma durar mais do que 10 minutos.

3. Análise em laboratório

Após a retirada do material, as amostras de tecido da próstata são analisadas com o uso de um microscópio para localizar possíveis células cancerígenas e sinais da presença de um câncer de próstata. O paciente deve aguardar a resposta do médico urologista com os resultados.

Existe a pequena possibilidade da existência de um câncer de próstata pequeno demais que não seja identificado durante a biópsia da próstata. Se o médico urologista não ficar satisfeito com os resultados das primeiras amostras, ele pode solicitar uma segunda realização do exame 6 semanas após o primeiro.

4. QUANDO É PRECISO FAZER A BIÓPSIA DE PRÓSTATA?

A biópsia da próstata é recomendada em casos nos quais o paciente já apresentou sintomas de câncer de próstata ou nos quais exames anteriores deram resultados suspeitos. os seguintes casos indicam a necessidade da realização da biópsia de próstata:

• Toque retal da próstata alterado
• PSA acima de 2,5 ng/mL até aos 65 anos
• PSA acima de 4,0 ng/mL acima dos 65 anos
• Densidade de PSA acima de 0,15 ng/mL
• Velocidade de aumento do PSA acima de 0,75 ng/mL/ano
• Ressonância multiparamétrica da próstata classificada como Pi Rads 3, 4 ou 5

5. ONDE POSSO FAZER UMA BIÓPSIA DE PRÓSTATA?

A Biópsia de Próstata é um exame delicado e moderadamente invasivo, ou seja, deve ser realizado em um local seguro, higienizado e com a presença de um especialista no assunto.

Na hora de buscar um local para realizar o seu exame de Biópsia da Próstata, sempre fique atento aos seguintes detalhes:

• Time profissional
• Tecnologia adequada disponível para o seu exame
• Especialista em Biópsia da Próstata para realização da retirada e diagnóstico

Na Rede Mais Saúde, você encontra atendimento ágil, equipamento de última geração e profissionais qualificados, tudo isso a um preço acessível em uma clínica popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro!

Obrigado por ter nos acompanhado em mais um blog post sobre prevenção do câncer de próstata. Ficou com alguma dúvida? Pode nos enviar uma mensagem pelo Whatsapp, email ou pelo formulário na nossa home! A Rede Mais Saúde é referência também em outras modalidades de exames e consultas em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro, contando com atendimento ao cliente online por email e whatsapp para agendamentos.

Clique para Ligar
Agendamento Online