logo
Alergologista x Pneumologista

ALERGOLOGISTA X PNEUMOLOGISTA

Alergologia é a especialidade médica que busca prevenir, diagnosticar e tratar das doenças que comprometem as defesas do organismo e as doenças alérgicas. Já a Pneumologia procura diagnosticar e tratar as doenças respiratórias das vias aéreas. 

O alergologista ou alergista, ou ainda, imunoalergologista é um profissional especialmente capacitado para investigar e tratar as doenças alérgicas. Na sua consulta, estão incluídas perguntas acerca dos sintomas do paciente, história familiar e características dos ambientes doméstico e laboral. Além disso, indica a realização de exames, como testes cutâneos ou exame de sangue, entre outros que considere importantes para a realização do diagnóstico correto da doença alérgica. Para ajudar no controlo dos sintomas, o especialista de Alergologia adequa a cada paciente a construção de um plano de tratamento, prescrevendo medicamentos e/ou tratamentos com melhor custo-eficácia, e orientando quanto a medidas de controlo ambiental que necessitem ser realizadas.

Por outro lado, Pneumologia é a especialidade médica que procura diagnosticar e tratar as doenças respiratórias das vias aéreas. É particularmente importante no estudo de várias formas de tosse, que é um sintoma comum à maior parte das doenças respiratórias. O diagnóstico é baseado na história clínica cuidadosa, exames físico e radiológico, bem como Espirometria, que se trata do estudo da função respiratória.

Em alguns casos, pode ser necessária a execução de Testes Cutâneos para estudo de alergia respiratória. Pode ser ainda, necessário o recurso a outras técnicas, tais como Broncofibroscopia e Polisonografia, normalmente executadas em ambiente hospitalar, por medidas de segurança.


EM QUAIS SITUAÇÕES DEVO ME CONSULTAR COM UM ALERGOLOGISTA E COM UM PNEUMOLOGISTA?

O Alergologista deve ser procurado de forma preventiva em situações de:

• Aplicação de vacinas relacionadas a alergias

• Testes de alergia alimentar

• Testes cutâneos (exames realizados na pele)


E de forma sintomática nos casos de:

• Asma, tosse ou falta de ar

• Dermatite

• Rinite alérgica (espirros, congestão nasal, lacrimejamento, vermelhidão e pruídos nos olhos)

• Sinusite

• Urticárias


Já o Pneumologista é indicado nos casos de:

• Asma (profissional mais indicado)

• Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

• Neoplasias Pulmonares

• Pneumonias

• Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

• Tuberculose e Pneumoconioses


O pneumologista lida com as condições que têm a ver com as vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões), enquanto o alergista é especializado nessas condições quando o sistema imunológico está envolvido, em especial as chamadas reações de hipersensibilidade mediada imunoglobulinas.

De um modo geral, podemos entender o pneumologista como um especialista em todas as doenças que afetam os pulmões, enquanto o alergista/imunologista é um médico especializado em distúrbios do sistema imunológico e como ele responde. O primeiro é especializado nos problemas pulmonares e respiratórios, enquanto o segundo lida com todos os tipos de alergias.


ONDE POSSO ENCONTRAR UM ALERGOLOGISTA OU UM PNEUMOLOGISTA?

A nossa clínica Rede Mais Saúde possui uma diversidade de especialidades, por se tratar de uma policlínica, atua com um preço popular para a consulta com o pneumologista, o alergologista,  assim como para as demais especialidades nas regiões de Belém-PA e Ananindeua-PA. Venha realizar sua consulta conosco. 


Agende já o seu tratamento conosco.

CALL CENTER: 3344-2250 / 98520-7358 – zapp

END.: Av. Almirante Barroso, 4750 esquina com a Av. Tavares Bastos

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp