Alergologista: Quais são os principais testes alérgicos e quando devo procurar este especialista?

Você sabe o que é um Alergologista? Conhece a função de um Alergologista? Sabe quando deve acionar o seu Alergologista? O que um Alergologista pode prevenir?

Essas e todas suas outras duvidas sobre o Alergologista serão respondidas no texto de hoje, confira:

O Alergologista é o médico especialista no tratamento de doenças alérgicas, como por exemplo rinite, asma, alergias na pele, alergias alimentares, entre outras. Hoje iremos explicar tudo sobre Alergologista, suas funções, tratamentos para alergia e etc...
Segue os tópicos sobre os conteúdos que serão abordados hoje: 

1. O que faz o Médico Alergologista?
2. Quando procurar um Alergologista?
3. Quais são as principais doenças tratadas pelo Alergologista?
4. Como o Alergologista descobre a alergia?
5. Quais são os principais Testes de Alergia? 
6. Onde posso me consultar com um Alergologista e realizar testes de alergia em Belém e Ananindeua? 

1. O que faz o Médico Alergologista?

O médico Alergologista é o profissional responsável por tratar clinicamente as doenças originarias de alergias.

Essas doenças estão muito presentes no nosso dia a dia, em cerca de 1/3 da população. Em grande maioria essas alergias não são perigosas, apenas causam um incomodo ao portador da doença, como a rinite, que é uma alergia comum e que causa uma irritação e crise de espirros nas vias aéreas.

Mesmo sendo inofensiva, se você possui alguma alergia, deve se consultar com um Alergologista, ele será o médico responsável por realizar o tratamento correto para qualquer alergia que pode ser desenvolvida, desde as mais comuns, até as mais perigosas, como a asma, por exemplo. 

2. Quando procurar um Alergologista?

O Alergologista deve ser acionado mesmo antes de se confirmar um caso alérgico, caso apresente sintomas de qualquer um dos listados a seguir, você deve se consultar com um Alergologista.

- Coceiras ou manchas na pele;
- Reação após ingerir algum alimento; 
- Falta de ar ou tosse;
- Coceira ou olhos lacrimejando.

Qualquer um desses sintomas ou similares podem ser uma alergia, e o Alergologista deve ser acionado.

3. Quais são as principais doenças tratadas pelo Alergologista?

o Alergologista trata vários grupos de alergias, e cada grupo contém inúmeras alergias listadas, vamos ver algumas delas:

- Alergias Respiratórias: as alergias respiratórias tratadas pelo Alergologista são inúmeras, como por exemplo, tosse, rinite alérgica e asma. Em geral, são causadas pela sensibilidade na narina, podendo ser provocada por pelos de animais, ácaros, mudança climática e etc.

- Alergias Alimentares: o Alergologista também trata as doenças alérgicas causada por ingestão de certos alimentos. Entre eles, alergia ao leite e derivados, alergia ao ovo, mariscos e outros. A alergia alimentar, em alguns casos, pode ser bem perigosa e deve ser tratada regularmente no Alergologista.

- Alergias de Pele: as alergias na pele são muito comuns também, as mais conhecidas são as alergias por picada de insetos, contato com algum material específico, perfumes e cremes para pele. Essas doenças todas são tratadas pelo Alergologista.

- Alergias Oculares: as alergias oculares também são tratadas pelo Alergologista, a mais comum delas é a conjuntivite, causando uma coceira e grande vermelhidão no globo ocular.

4. Como o Alergologista descobre a alergia?

Todas as alergias podem ser descobertas pelo Alergologista a partir de testes de alergia como, exame de sangue, teste de provocação oral, testede alergia nas costas, entre outras alternativas de testes e exames.

Além disso, em grande parte, as alergias são descobertas naturalmente pelas pessoas ainda na infância, quando realizam a ingestão de algum alimento, recebe alguma picada de inseto ou desenvolve a rinite pela primeira vez, desta forma, a família já começa a ter conhecimento de suas alergias.

5. Quais são os principais Testes de Alergia? 

O Alergologista é responsável por diversos testes clínicos para descobrir ou confirmar a alergia de um paciente, entre os principais testes podemos citar alguns: 

- Exame de sangue: usado para medir os anticorpos de seu sistema imunológico, já que o nível desses anticorpos pode dizer a quais substâncias o paciente possui mais sensibilidade.

- Teste de provocação oral: esse teste é muito simples, consiste no Alergologista lhe dando uma pequena quantidade de um alimento, normalmente o possível causador de uma alergia, para ver com segurança as reações que seu corpo terá. O teste de provocação oral é normalmente utilizado para confirmar alergias alimentares.

- Teste de alergia das costas: neste teste o Alergologista cola uma fita adesiva nas costas do paciente por aproximadamente 48 horas, como uma forma de acompanhar as reações do corpo em contato com a fita, checando então se existe ou não a alergia. Essa técnica é usada para acompanhar possíveis alergias na pele.

- Teste de provocação respiratória: assim como o teste de alergia alimentar, nesse teste o paciente é supervisionado pelo Alergologista após ser exposto a algum alérgeno suspeito. É usado para identificar possíveis alergias respiratórias.

6. Onde posso me consultar com um Alergologista e realizar testes de alergia em Belém e Ananindeua?

O Alergologista é o médico especialista em suas alergias e ele está presente na clínica Rede Mais Saúde.

Aqui todas suas dúvidas serão sanadas, além de tratar com eficiência suas alergias e derivados.

Buscando Alergologista em Belém e Ananindeua e região? Então entre em contato conosco da clínica Rede Mais Saúde clicando aqui.

Clique para Ligar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.