Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
ENDOSCOPIA EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO: ONDE FAZER A PREÇO ACESSÍVEL?

ENDOSCOPIA EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO: ONDE FAZER A PREÇO ACESSÍVEL?

Você já ouviu falar do exame de endoscopia? Sabe para que serve e o que é? Conhece os diferentes tipos de endoscopia? Sabe quando é indicado a realização do exame de endoscopia? Conhece quais os principais métodos utilizados no exame de endoscopia? Para você que deseja informar-se a respeito dos diferentes tipos de endoscopia e quando são indicados, a Clínica Rede Mais Saúde elaborou esse post especialmente para você. Acompanhe!

Em linhas gerais, o exame de endoscopia está relacionado aos procedimentos em que, a partir de um tubo flexível onde está anexada uma micro câmera, são investigados e identificados possíveis doenças no aparelho digestivo, estômago e esôfago, graças às imagens coletadas.

A partir do exame de endoscopia, é possível a identificação de diversas doenças que acometem a região do aparelho digestivo. As principais são: refluxo, câncer, úlceras, doenças infecciosas, gastrite e pólipos. Além disso, a endoscopia pode servir como instrumento para realizar determinadas ações, como, por exemplo, a introdução de sondas no estômago.

Em linhas gerais, o exame de endoscopia é bastante simples e de rápida realização. Porém, muito pela situação de introdução de um tubo pela boca ou nariz, muitas pessoas sentem um certo receio de realizá-lo.

Para você que busca maiores informações e aprofundamento sobre o assunto endoscopia, elaboramos esse post com todos os esclarecimentos e indicações sobre o exame, bem como, as principais dúvidas dos pacientes. Para ajudar na navegação, listamos a seguir os tópicos que abordaremos:

1. O QUE É O EXAME DE ENDOSCOPIA?
2. QUAIS SÃO OS TIPOS DE ENDOSCOPIA?
3. COMO É FEITO O EXAME DE ENDOSCOPIA?
4. QUANDO DEVO FAZER CADA TIPO DE ENDOSCOPIA?
5. ONDE FAZER O EXAME DE ENDOSCOPIA EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO?

Pronto? Vamos lá!

1. O QUE É O EXAME DE ENDOSCOPIA?

O exame de endoscopia visa a observação e análise das paredes dos órgãos digestivos, tais como intestinos, esôfago e estômago, a partir da introdução de um tubo flexível o qual está anexada uma micro câmera capaz de reproduzir imagens nítidas para uma tela durante a realização do procedimento.

Dessa maneira, torna-se viável a compreensão e entendimento de possíveis causadores de sintomas como queimação estomacal, vômitos, refluxos e náuseas. Por conta disso, o exame de endoscopia é indicado para a identificação de doenças como:

- Hérnia;
- Úlcera;
- Pólipos;
- Gastrite.

2. QUAIS SÃO OS TIPOS DE ENDOSCOPIA?

Inicialmente, a realização do exame de endoscopia estava relacionada apenas à identificação de problemas associados ao esôfago e estômago. Todavia, com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, a área médica conseguiu avançar e aplicar diferentes tipos de endoscopia, englobando ainda mais áreas para estudo. Veja a seguir os principais tipos de endoscopia.

- Broncoscopia: A broncoscopia é um exame indicado para a análise e observação de toda a área da traqueia, brônquios e pulmões. O procedimento consiste na introdução de um tubo flexível, conhecido por broncoscópio, pela boca ou nariz. De maneira análoga à endoscopia, a broncoscopia também possui na sua extremidade uma micro câmera, possibilitando a visualização dos órgãos.

- Cistoscopia: Diferentemente da broncoscopia, a cistoscopia está relacionada com a uretra e bexiga, sendo analisada pelo médico urologista. Consiste na inserção de um cistoscópio na região da uretra. Após a introdução do cistoscópio, o profissional que estará realizando o procedimento injeta soro fisiológico, com o intuito de expandir a bexiga, para uma completa visualização do órgão. Detectado alguma anomalia, será realizada uma biópsia a partir da coleta de parte do tecido e após, sendo encaminhado para um laboratório responsável por analisar o material coletado.

- Colonoscopia: A colonoscopia, apesar de ser um exame capaz de identificar diversas doenças graves, como o câncer de cólon, muitas pessoas ainda sentem certo constrangimento para a sua realização. De modo geral, a colonoscopia busca averiguar a região interna do cólon, a partir da introdução do colonoscópio pelo ânus do paciente, que será guiado até o intestino delgado. 

- Gastroscopia: A gastroscopia é a conhecida e popular endoscopia, que busca identificar e analisar os órgãos do sistema digestivo. Com a introdução do endoscópio, que possui a micro câmera na sua extremidade, pela boca do paciente, é possível a visualização ampla e completa dos órgãos do aparelho digestivo. 

3. COMO É FEITO O EXAME DE ENDOSCOPIA?

Como ficou exemplificado anteriormente, independente de qual tipo de endoscopia será realizada, o conceito para a sua realização permanece o mesmo. Em suma, para a realização da endoscopia, será introduzido um equipamento flexível, capaz de ser guiado até os órgãos para análise, possuindo na sua extremidade uma micro câmera capaz de proporcionar imagens nítidas e completas dos órgãos, proporcionando assim ao médico identificar qualquer anomalia.

Além disso, visando o conforto e o bem-estar do paciente, em todos os tipos de endoscopia, é aplicada a sedação. Também, é preciso atentar-se a algumas recomendações que ajudarão a obter melhores resultados, como o jejum absoluto por 12 horas, sem ingerir água ou medicamentos.

Aqui na Clínica Médica Rede Mais Saúde contamos com mais de 25 especialidades médicas em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro, com profissionais renomados e referências na região.

4. QUANDO DEVO FAZER CADA TIPO DE ENDOSCOPIA?

Primeiramente, é preciso destacar que cada médico responsável pela área deverá ser consultado, a fim de analisar cada caso e indicar o melhor exame e tratamento para o paciente, a depender das regiões de dores.

Para a broncoscopia, o exame é indicado quando há:

- Secreção de sangue pelas vias respiratórias;
- Tosse frequente;
- Suspeita de tuberculose;
- Infecções pulmonares.

Já a cistoscopia, sua indicação é para analisar as seguintes complicações:

- Inflamações;
- Cálculos renais;
- Infecções urinárias
- Tumores;
- Modificações no trato urinário.

Também, o médico responsável pode solicitar a colonoscopia para investigar:

- Pólipos;
- Inflamações;
- Úlceras;
- Tumores;
- Lesões.

Por fim, a gastroscopia busca contornar as seguintes situações:

- Reparação de úlceras ou veias;
- Ajudar na alimentação do paciente;
- Remoção de pólipos e tumores benignos;
- Propiciar a dilatação do estômago quando o mesmo estiver obstruído.

5. ONDE FAZER O EXAME DE ENDOSCOPIA EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO?

Buscando por uma Clínica Médica Popular com profissionais referências em endoscopia para marcar uma consulta? Conheça a Clínica Médica Rede Mais Saúde. Contamos com preços acessíveis e saúde de qualidade em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro, com médicos especialistas em endoscopia.

Concluindo…

Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Clínica Médica Rede Mais Saúde, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito dos tópicos sobre o exame de endoscopia.

Fique por dentro das nossas últimas postagens!

Clique para Ligar
Agendamento Online